Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A flutuacao no futebol, as vantagens e as desvantagens

Posted by Valter Correia on February 3, 2013 at 10:45 AM

        A evolução tática acrescentou imensa qualidade ao futebol praticado hoje. Grandes equipas já não se distinguem pela capacidade física dos jogadores como força ou velocidade, mas pelos pormenores coletivos que apresentam durante o jogo. A marcação à zona acrescentou a flutuação, também chamada de basculação, cujas vantagens e desvantagens vamos ficar então a conhecer. É o conhecido efeito corda entre os jogadores de uma mesma linha, que mantém o espaço muito fechado pela vantagem numérica em volta do centro da bola.

 

       Características da flutuação

 

       A flutuação ou basculação é compreendida pela movimentação dos jogadores em função da bola Para onde o adversário levar a bola, os jogadores movimentam-se nessa direção. Isto quer dizer que, se o oponente transporta a bola para o flanco esquerdo, os jogadores movimentam-se na direção do flanco esquerdo; se o adversário leva a bola para o flanco direito, os jogadores movimentam-se na direção do flanco direito; se os jogadores adversários transportam a bola pelo flanco central, os jogadores ocupam o espaço no corredor central.




       A equipa ocupa o espaço em volta do centro da bola, criando vantagem numérica. Um dos princípios para que qualquer equipa seja bem sucedida, implica criar vantagem numérica. Aliás, um dos princípios gerais do futebol obriga a que a equipa nunca esteja em desvantagem numérica, evite a igualdade numérica e procure sempre a vantagem numérica. Quando, em volta do centro do jogo, a equipa defensiva está em vantagem numérica, as probabilidades em recuperar a posse de bola são muito maiores.

 

       Cada jogador pode fechar uma linha de passe e os jogadores de sobra podem pressionar o portador da bola. Não há forma mais fácil de recuperar a posse de bola. Mas quando a equipa está em desvantagem numérica, ou os jogadores pressionam o portador da bola ou os jogadores fecham linhas de passe. em qualquer uma das opções, o portador da bola pode manter a posse ou passar a bola sem pressão, e qualquer uma destas ações permite ao adversário manter a posse de bola e assumir o controlo do jogo. Ao criar vantagem numérica por flutuação, a equipa sem posse de bola está a diminuir o espaço ao portador da bola e colegas envolventes, e a aumentar seriamente as probabilidades em recuperar a posse de bola, seja pelo desarme ou pelo erro do adversário.


       A pressão muito elevada e o espaço muito fechado é também uma caraterísticas da flutuação/bascuslação. Cortar linhas de passe e pressionar o portador da bola é um dos objetivos em fechar muito o espaço. Quando uma equipa defende com o espaço tão fechado, o adversário necessita ser superior na técnica e no espaço, uma vez que, com elevada pressão, é difícil manter a posse de bola. A basculação ajuda equipas teoricamente mais fracas a obter bons resultados defensivos contra equipas teoricamente mais fortes. E quando a bola é recuperada, a equipa pode agora fazer o que quiser com a mesma, incluindo levar a bola para a baliza e para o golo.

 

       Vantagens da flutuação/basculação

 

  • Recuperação de bola com facilidade, uma vez que o espaço ao portador da bola e às linhas de passe mais próximas é muito pequeno.
  • Poucas ou nenhumas linhas de passe, excepto linhas de passe muito longas e onde os jogadores tem tempo para recuperar espaço
  • Vantagem numérica em volta da bola, cortando linhas de passe e melhorando a pressão defensiva
  • Obriga o adversário a circular a bola e é incitado ao erro, pois a elevada pressão causada por muitos jogadores em espaço tão pequeno não deixa espaço de manobra ao adversário.

 

       Desvantagens da flutuação/basculação

 

  • A equipa precisa de se deslocar constantemente, uma vez que o adversário vai também deslocar imenso a bola. Os jogadores devem jogar juntos em função da bola, e por isso necessitam deslocar-se para onde o adversário levar a bola.
  • Sempre que uma equipa flutua para um corredor, deixa espaço livre no flanco contrário. Este espaço, embora possa ser ocupado a tempo quando o adversário transporta a bola para o mesmo, por vezes representa perigo e oportunidade de construção de jogo para o adversário com pouca pressão da equipa sem posse de bola.


       Exemplos




 

       Na figura, a equipa vermelha representa uma equipa sem posse de bola, a equipa azul representa uma equipa na posse de bola e a cruz representa a posição da bola. Na primeira situação, a equipa sem posse de bola flutuou para o lado esquerdo do campo, impedindo espaço entre o portador da bola e  a baliza. A única decisão sem risco que o portador pode tomar é passar para trás. Na segunda situação, a equipa concentrou-se em volta do portador da  bola em todas as direções. O tempo para tomar decisões é mesmo muito baixo, uma vez que dois adversários estão perto de pressionar o portador da bola. A única solução possível é o passe para um dos laterais, o que obriga a equipa azul a formar o processo ofensivo desde o início.


       Conclusão


       Existem vários métodos defensivos que as equipas podem usar e cada um dos dos métodos defensivos tem vantagens e desvantagens, logo uns são melhores que os outros. Para que o treinador possa escolher o método defensivo da sua equipa, deve ter em conta como este liga ao processo ofensivo e resulta perante o adversário contra o qual a equipa vai jogar. Mesmo os melhores métodos defensivos que existem atualmente não asseguram total segurança para a baliza da equipa. Aconselho a leitura do manual Os processos de jogo no futebol - 72 exercícios para as fases do jogo, pois contém exercícios para instaurar este método defensivo na equipa


       Artigos relacionados

 

bet365

Categories: Metodos de Jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments