Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Carateristicas da periodizacao tatica

Posted by Valter Correia on January 16, 2013 at 10:20 AM

       Conforme o futebol foi evoluindo, alguém compreendeu que era mais vantajoso jogar como equipa do que jogar cada jogador por si, e que as ações realizadas em grupo são mais eficazes do que ações realizadas por jogadores sozinhos. Assim, era necessário treinar não apenas o físico do atleta, mas treinar a capacidade do atleta em jogar em equipa, ou seja, treiná-lo taticamente. Assim, o treino evoluiu para a periodização tática, cujo valor do treino é o nível tático de toda a equipa.



        O calendário desportivo e as competições levaram a que fosse necessário manter a forma desportiva durante toda a época em vez de se atingir alguns picos de forma conforme houvesse espaços livres no calendário. Campeonato e competições a eliminar assim obrigaram a manter a forma desportiva, porque não valia a pena atingir o pico de forma apenas quando a equipa tivesse sido eliminada ou tivesse ficado para trás. Valia a pena jogar o melhor futebol se já não havia hipóteses de serem campeões? Era necessário gerir o campeonato, e a periodização tática ajudou a fazer esta gestão.


       Existem várias características que diferem a periodização tática das demais formas de treinar:


       A preparação no treino está focada na componente tática


       Uma vez que uma equipa de futebol joga coletivamente e enfrenta adversários de forma coletiva, é necessário criar processos defensivos e ofensivos coletivos. E o que são processos coletivos? É simplesmente organização tática, onde cada jogador tem uma função que auxilia cada um dos outros jogadores nas suas funções. A cada treino, uma vertente é treinada, de forma a evoluir a equipa em bloco. Hoje treinamos transições, amanhã treinaremos o momento ofensivo (cada treinador treina a vertente que muito bem entender), mas todos os jogadores sabem exatamente o que fazer e o que estão os colegas de equipa a fazer em determinado momento ou situação. Este é um dos resultados do treino orientado pela periodização tática, que implica que cada jogador tenha um papel importante.


        O modelo de jogo é construído baseado principalmente na dimensão tática, sem excluir, em caso algum, as outras dimensões (física, técnica e psicológica)


        A organização tática não se forma a partir dum sistema tático apenas porque um bom treinador ganha com esse sistema. A organização tática parte das mais simples movimentações ou ações, como uma finta ou um passe, e organiza todas essas ações em função do coletivo. O treinador deve criar um modelo de jogo tendo em conta as capacidades físicas, técnicas e psicológicas dos atletas, pois nem todos os aletas estão aptos para qualquer forma de jogar. A partir dessas capacidades individuais, o treinador deve montar um modelo de jogo que os favoreça, que retire o melhor de cada um, para então que o treino tenha diretrizes e possa ser corretamente orientado. Assim, notamos que, o treinador necessita escolher um modelo de jogo e um modelo de treino que se favoreçam e favoreçam os atletas.


        A periodização tática é dirigida pelo princípio da especificidade


        A periodização tática não foi criada para fazer uma equipa jogar da forma que o treinador bem lhe apetecer. Como foi visto no parágrafo anterior, é necessário treinar os jogadores perante as suas capacidades e diretrizes do modelo de jogo. Mas existe uma forma de treinar, orientada pelo princípio da especificidade. Quando o treinador prepara o treino, deve escolher exercícios que favoreçam a implementação do modelo de jogo, ou seja, exercícios que incitem os jogadores a jogar perante o modelo de jogo, exercícios específicos. Criar um modelo de jogo, treinar os jogadores de qualquer forma e feitio e depois gritar com eles porque não jogam como está estipulado no modelo de jogo é uma excelente razão para abandonar o cargo de treinar e dedicar-se à bancada.

 

        De semana para semana, o treino deve ser idêntico


        O modelo de jogo é trabalhado segundo exercícios específicos, que são o melhor caminho para o jogador atingir uma forte relação entre mente e hábito, isto é, conseguir atingir a máxima capacidade só é possível quando tem uma orientação (modelo de jogo) e treina para encontrar essa orientação (princípio da especificidade). Treinar esta orientação só é possível se o atleta treinar várias vezes nas mesmas condições até atingir os níveis requeridos. Assim, aplica-mos o microciclo ao treino, que deve ser idêntico de semana para a semana. O microciclo está relacionado com a periodização tática, uma vez que a periodização tática orienta o treino em partes para o alto rendimento durante a época pois a equipa busca alcançar objetivos nas vertentes táticas, físicas, técnicas e psicológicas.





        Estabilização da forma desportiva


        Existem duas grandes vantagens em manter o microciclo semanal. Se por um lado, permite evoluir constantemente um jogador perante o que é pedido no modelo de jogo, por outro lado evita que o jogador acabe por regredir na sua forma física e desportiva. Quando o atleta está constantemente a treinar nos mesmos níveis, e gradualmente a treinar níveis cada vez maiores, a tendência é manter a forma física e melhorar conforme o organismo o permitir. Assim, através da periodização tática, é possível manter a forma durante toda a época em vez de criar picos de forma, uma vez que todos os jogos são importantes e não apenas alguns.



        Tendo em conta todas estas características, é fácil compreender por que razão o treino deve ser tático. Antigamente, valorizasse imenso os jogadores mais velhos, pois tinham experiência e sabiam o que fazer. Quanto aos jogadores mais novos, eram massacrados com imenso treino, e quem soubesse jogar, jogava, quem não soubesse jogar, não jogava. Felizmente, hoje todos têm a oportunidade de jogar e dar nas vistas, de tal forma que tem surgido imensos jogadores de elite sem grande porte físico, mas que conduzem as equipas a grandes resultados competitivos.


      

 A periodização tática praticamente causou uma explosão no rendimento das equipas de futebol. O esforço físico diminuiu para o essencial e o rendimento tático melhorou imenso. Para ajudar a compreender como funciona a periodização tática, aconselho a leitura dos princípios de treino, nomeadamente Princípio da Interdependência Volume vs Intensidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Adaptação, Princípio da Individualidade Biológica. Estes princípios stão ligados à Periodização tática, e disponíveis com mais detalhe no nosso ebook Construindo uma forma de jogar - Guia de treino para iniciantes. Este é o primeiro ebook lançado pela comunidade Teoria do Futebol e é inteiramente gratuito.

 




Artigos relacionados



bet365

Categories: Treino

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments