Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo

Posted by Valter Correia on December 17, 2012 at 11:35 AM

       Quando um treinador escolhe um modelo de jogo a adaptar à sua equipa, avalia quais são as características individuais da equipa e em que condições as pode treinar, de forma a obter o máximo rendimento de acordo com as próprias convicções. A partir das características que compõem cada jogador e seguindo os princípios que o treinador acredita, servir-se-á do treino para ensinar esses princípios aos jogadores. Como vamos perceber, existem vários tipos de movimentação. Algumas são movimentações gerais, outras são específicas, e nem todas as movimentações estão presentes num determinado modelo de jogo.


        O princípio da mobilidade é um princípio específico ofensivo. Baseado no processo ofensivo ou fases de jogo ofensivas, representaremos várias movimentações habituais, encontradas em várias equipas. Caso o leitor não tenha noção de como funciona o processo ofensivo, aconselho a leitura do nosso manual de bolso das fases do jogo. Será mais fácil compreender este artigo


        Subida das linhas


        Este tipo de movimentação é frequentemente encontrado na Fase III e durante a Fase II. Previamente ao pontapé de baliza, a maior parte dos jogadores sobe alguns metros no terreno. No momento desta movimentação, a equipa serve-se do fora de jogo causado pela linha defensiva, que aproveita as leis de jogo para obrigar a equipa adversária a afastar-se da baliza, criando superioridade numérica, tanto para pressionar caso perca a posse de bola, como para manter a posse de bola ou atacar.




 

        Ampliar o jogo


        Ao longo do campo, o último defesa pode aproveitar a lei de fora-de-jogo e subir no terreno para retirar espaço ao adversário, mas a equipa não o pode fazer em largura. Neste sentido, em vez de retirar espaço ao adversário e afastá-lo da própria baliza, a equipa deve criar espaço livre para jogar, atraindo o adversário para os corredores laterais. Algumas equipas, especialmente as equipas de posse de bola, mantém sempre dois jogadores a ampliar o espaço onde se encontra a bola, incluindo nas Fases II e III ofensivas. Quando a bola está na defesa, os laterais são responsáveis pela amplitude da equipa, e quando a bola está no ataque, os responsáveis pela amplitude são os médios-ala ou extremos.




        Combinações diretas e indiretas


        Este tipo é muito encontrado durante a Fase II, embora possa surgir nas fases I e III. Exige, por parte dos jogadores, um nível de leitura de jogo elevado, assim como criatividade e capacidade técnico-tática. Contudo, os processos ofensivos que incluem combinações são muito efetivos, uma vez que o desequilíbrio causado no adversário é elevado. Existem três tipos de combinações: simples, diretas e indiretas. As combinações simples e as combinações diretas são utilizadas para ultrapassar adversários em direção longitudinal. Por sua vez, as combinações indiretas são utilizadas para ampliar o jogo ou dificultar a marcação por parte da equipa adversária.




     Trocas de posição


        Atingir qualidade neste tipo de movimentação é difícil pois é um tipo de movimentação muito complexo, mas que garante ocupação de espaços de forma equilibrada, desequilíbrios defensivos adversários e diminuição de desgaste por parte dos jogadores. Este tipo de movimentação é muito encontrado durante a Fase I e Fase II, exige conhecimento e leitura tática, mas provoca futebol bonito, qualitativo e dinâmico. Durante esta movimentação, dois jogadores trocam de posição entre si ou um jogador mais adiantado ocupa o espaço dum jogador mais recuado que se soltou da sua posição, isto é, quando um jogador mais recuado participa nas ações ofensivas, outro ocupa o seu lugar para garantir equilíbrio defensivo. Esta movimentação é também uma ferramenta muito eficaz perante um adversário que marca individualmente, uma vez que este é levado para onde a equipa pretender, criando espaços conforme seja necessário. Existe ainda uma troca de posição bastante conhecida que envolve trocas de posição entre jogadores fixos, que acontece quando o treinador pede aos dois médios-ala ou extremos para trocarem de posição entre si.



Não existe um modelo de jogo que seja eficaz sem mobilidade, uma vez que mobilidade é dinâmica, dinâmica causa desequilíbrios e desequilíbrios aumentam a probabilidade em vencer a partida. A partir de várias movimentações bem treinadas e fundamentadas, as hipóteses da equipa vencer a partida são maiores.


Que mais movimentações você presta atenção e gostava de incluir neste artigo?


Artigos relacionados


bet365

Categories: Metodos de Jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments