Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Decisoes que comprometem a equipa

Posted by Valter Correia on December 15, 2012 at 7:35 PM

       Embora abordemos o futebol e derivados na nossa comunidade, pretendemos destacar a persistência como um princípio fundamental para a vida, isto é, precisamos de criar força e vontade para ultrapassar barreiras e atingir objetivos a que nos propusemos. Esta é uma das maiores lições que os profissionais de Poker aprendem, pois é necessário ser persistente para, no mínimo, ter alguma hipótese de ganhar a mesa de jogo a todos os seus oponentes, sem que a mínima distração possa interferir. Na vida real, inclusive no desporto, acontece exatamente a mesma coisa, e já vamos perceber isso.


     As decisões tomadas por um jogador, podem comprometer os objetivos da equipa


        No início da época, toda a equipa propôs um objetivo para alcançar, como atingir uma classificação boa no final da época. Para atingir esse objetivo, é necessário que os jogadores compreendam a noção de responsabilidade e de esforço, e o défice em algum desses dois termos pode colocar os objetivos da equipa em risco, mesmo que o défice seja por breves segundos.


       Os modelos de jogo existem por alguma razão. A partir do modelo de jogo, o treinador orienta o treino e os processos da equipa segundo um fundamento e a equipa tem uma forma explícita para se organizar. A partir do modelo de jogo, cada jogador compreende o mesmo objetivo que todos os seus colegas, e assim todos se ajudam entre si e todos podem ganhar.


        No entanto, quando um jogador perde a noção de responsabilidade e não segue as orientações do modelo de jogo, o risco num resultado negativo é muito elevado para toda a equipa. Por exemplo, o modelo de jogo indica que determinado jogador deve deslocar-se para trás da linha da bola quando a equipa perde a sua posse, mas este jogador toma esta decisão: " Não preciso de lá ir defender porque tem muitos jogadores." Uma decisão deste género pode comprometer um resultado final duma partida de futebol, e nós vamos compreender porquê. Os princípios de jogo indicam que a equipa deve criar superioridade numérica no centro do jogo. Quando um jogador não ajuda a criar superioridade numérica na zona onde se encontra a bola, isto é, não participa nas ações defensivas, existe menos espaço ocupado pelos seus colegas de equipa, o que obriga a um esforço muito maior por parte dos mesmos para impedir o risco de sofrer golo. Demasiados esforços aumentam o desgaste da equipa, que mais tarde ou mais cedo pode levar a equipa a sofrer golo, isto se sofrer golo no momento da desvantagem numérica. Sofrer um golo pode ser compreendido como azar ou aconteceu, ou então como uma jogada de qualidade do adversário porque este jogou em ação. No entanto, não nos podemos esquecer que o adversário não está interessado em facilitar e não pretendo correr riscos desnecessários, como não vai permitir facilitismos apenas porque um jogador da nossa equipa tomou uma má decisão por falta de responsabilidade e permitiu facilitismo. Feito isto, basta sofrer um golo para perder uma partida, e colocar o objetivo duma época em risco.



       Outro exemplo, acontece com a atividade do jogador fora do clube. Festas e saídas à noite, alimentação inadequada e atividades físicas fora do clube também podem colocar os objetivos em risco. Além de diminuir a ligação entre jogador e treinador no que diz respeito à comunicação, uma vez que o jogador vai "tentar esconder" essa atividade, vai prejudicar também o próprio rendimento e o rendimento da equipa, uma vez que o jogador não está em condições físicas adequadas para praticar futebol. O risco da atividade fora do clube em causar uma lesão, uma briga, má forma ou cansaço, aumenta também o risco do pior rendimento do atleta, que pode colocar os objetivos da equipa em causa.


        A partir destes exemplos, podemos tirar vários outros exemplos e concluir que quando a noção de responsabilidade deixa de ser uma questão importante, tanto para o treinador como para os jogadores, uma vez que uma quebra de rendimento e a persistência dos oponentes, são duas causas que podem comprometer o esforço duma época inteira, não só do próprio atleta, como do treinador e de toda a equipa. Por vezes, este tipo de comportamentos causa até dificuldades aos clubes, uma vez que contavam com as receitas de determinada competição, que acabaram por não ganhar.


Artigos relacionados

 


bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments