Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Ter um ideal: o segredo para o sucesso

Posted by Valter Correia on November 26, 2012 at 10:05 AM

        Hoje, vou escrever um artigo com base no estudo e na experiência. Demorou alguns anos, mas finalmente compreendi que a única coisa que fiz até agora foi perder tempo. Mesmo querendo eu ser treinador profissional, não me importo de partilhar esta experiência com vocês, assim como faço com o meu conhecimento através da comunidade Teoria do Futebol. Quando você esquece o que as outras pessoas pensam de si, mas apenas está focado naquilo que você quer, sendo sincero com a sua própria personalidade, está a mostrar quem é você e a atrair pessoas como você.




        O que é ter um ideal?


        Alguns de nós nascem para a música, outros para o diálogo, outros são matematicamente inteligentes, e por ai adiante. Todos nós nascemos com as nossas devidas qualidades e defeitos que, tudo junto, indica para um dom. Esse dom é o caminho que devemos procurar seguir e para isso precisamos de escolher um ideal. Qual é o nosso dom? É a música? Então escolhemos ser cantores. É o futebol? Escolhemos ser jogadores ou treinadores. Isto é escolher um ideal, porque escolhemos algo com que nos identificamos. Um ideal é a soma dum objetivo a que nos propomos a fazer com o dom que nascemos. Ter um ideal vai além do desejo de alcançar uma meta, e todos os que alcançaram os seus ideais, escolheram o caminho certo para lá chegar.

 

        Qual é o poder de escolher um ideal para procurar o sucesso?


        Primeiro que tudo, quero lembrar uma fórmula especial dos vencedores. Primeiro, por muito que custe aprender isto, a sorte não existe. Esperar pela sorte não alimenta o carro que nos leva até aos ideais. Precisamos de encher o depósito várias vezes, porque, para atingir um ideal, precisamos de percorrer um caminho que é muito longo. Como já foi estudado no artigo Constituindo um excelente diálogo Parte V, existem sete diferentes tipos de inteligência. Cada um de nós tem uma tendência para um tipo de inteligência em detrimento das outras seis. Assim, ao escolher um objetivo com o qual nos identificamos mais, do género ser um objetivo de acordo com o que somos capazes de realizar, estamos a direcionar a nossa direção para um caminho que será mais fácil para nós. Compreendendo isto, encurtamos o nosso caminho para conseguir a dita sorte de alcançar o sucesso.


        Como direcionar as nossas vidas para o ideal escolhido por nós?


        Primeiro, é preciso ter autoconhecimento, saber distinguir qual é o nosso papel neste mundo e o que podemos fazer enquanto cá estivermos. Se não sabemos o que somos capazes de fazer, então também não sabemos como orientar as nossas vidas para o nosso ideal. Em segundo lugar, de acordo com os pressupostos da programação neurolinguística, cada um de nós vê o mundo à sua maneira. No entanto, o mundo só tem uma forma, mas é compreendido de muitas formas diferentes. Precisamos de ler, estudar, procurar conhecimento e gerar ideias e filosofias. São essas ideias e essas filosofias que nos orientam no nosso caminho. Terceiro, precisamos organizar todas essas crenças de acordo com o que queremos, criar o hábito de pensar. Vão aparecer imensas distrações desconhecidas ao nosso objetivo durante o nosso caminho. Imensas vezes, desviar o nosso pensamento do nosso objetivo revela-se fatal para alcançar o desejado sucesso.


       E quando atingimos o patamar desejado?


       Esta é a fase mais difícil de todas. O trabalho para chegar até esta fase é imenso e o prémio é gigantesco, mas, como foi dito no filme do Homem-aranha, quanto maior é o poder, maior é a responsabilidade. A primeira dificuldade que vai aparecer é a pressão em cima da nossa posição, porque é uma posição muito difícil de obter, e por isso de muito valor. Existem muitos indivíduos que querem atingir essa posição e que farão de tudo para a alcançar, mesmo que seja necessário retirar quem lá estiver. Atingindo o dito sucesso, é necessário manter os pés firmes no chão nem se deixar levar pelo entusiasmo. A persistência até agora necessária para atingir o patamar do sucesso, é a mesma persistência que é necessária para não descer para um patamar mais baixo.


       No fim deste artigo, compreendemosporque razão não basta desejar e esperar que aconteça aquilo que nós queremos. Não basta ver os outros a conseguir e fazer como eles, porque nós não somos todos iguais, Cada um de nós tem de procurar o próprio caminho, construindo os alicerces à propria figura.


     Estes artigos são relacionados, e são também de grande interesse. Não fique parado


bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Arnaldo
11:37 AM on March 11, 2013 
Bom site.
Sou treinador amador mas tenho utilizado muito do que vejo aqui, principalmente os conceitos.Braço.