Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Vantagens e desvantagens das bolas paradas

Posted by Valter Correia on November 25, 2012 at 10:00 AM

 As situações de bola parada, definidas pelos cantos, lançamentos laterais e livres e grandes penalidades, para uns são um recurso à vitória e para outros valem como único meio credível para alcançar o golo. Frequentemente, as equipas de menor dimensão buscam, através das bolas paradas, formas de se aproximarem das balizas das equipas de maior calibre. Alguns estudos indicam que os golos por situações de bola parada estão a aumentar, ou seja, cada vez mais os treinadores buscam as situações de bola parada para alcançar a vitória nos jogos de futebol.

        Os estudos comprovam a eficácia das bolas paradas


        No campeonato mundial de 1986, Olsen analisou 132 golos referentes a 52 partidas de futebol. Dos 132 golos, 36 golos golos foram obtidos a partir das bolas paradas, equivalendo a um quarto dos golos conseguidos pelas seleções.

        Hughes, outro mestre de futebol, analisou 202 golos em 109 jogos, dos quais 92 golos foram obtidos em situações de bola parada, equivalendo a praticamente metade dos golos.

        Outro estudo, desta vez realizado na liga portuguesa, mas que infelizmente desconheço o ano, indicou que 51 golos foram apontados em bolas paradas, equivalendo a 35% dos golos obtidos durante a época de estudo.



        A principal vantagem das situações de bola parada


        Cada treinador entende as bolas paradas ao seu próprio jeito e é natural que uns valorizam mais e outros valorizam menos. As bolas paradas têm uma grande vantagem em relação às restantes situações de jogo: podem ser preparadas previamente. As situações de bola parada são situações estáticas do jogo, ou seja, as equipas tem tempo para preparar essas situações. Durante o treino, principalmente durante o treino de coordenação, a equipa pode treinar todas estas situações, uma vez que não existe a mesma pressão em cima da coordenação deste tipo de lances em relação, por exemplo, às transições. Durante o jogo, a equipa aproveita as pausas para se posicionar conforme o que foi treinado previamente uma vez que adversário também está parado e não existe oposição para a equipa preparar o lance. Então, porque não aproveitar essa falta de oposição, uma vez que todos os lances durante o jogo têm oposição? Muitos treinadores já perceberam isso e aproveitam as bolas paradas para chegar perto da baliza. Por outro lado, só existe oposição a partir de determinado período após o apito para um lance de bola parada, uma vez que, de acordo com as regras do jogo, o adversário deve manter uma certa distância da bola antes do apito do árbitro. Esta é uma das duas condições que atribui alto valor às situações de bola parada. A segunda condição que atribui alto valor a este tipo de lances, é a desvantagem que proporciona.




        A principal desvantagem das situações de bola parada


        O lance mais difícil de obter durante uma partida é o golo, como é óbvio. Mas situações de bola parada permitem que qualquer equipa se aproxime do golo. Assim, tendo em conta que o objetivo das bolas paradas é fabricar o golo, a desvantagem é a mesma dificuldade da obtenção de golo: aproximar-se da baliza. Isto significa que, para a equipa conseguir uma situação de bola parada que seja favorável, não basta conseguir uma falta em qualquer zona do campo. Em vez disso, é necessário levar a bola para zonas estratégicas, para que a probabilidade de conseguir o golo seja muito maior. O golo tem a mesma exigência das bolas paradas, ou seja, é um prémio por todo o trabalho efetuado desde a própria baliza até à baliza adversária. Não basta conseguir uma falta numa zona qualquer do campo para conseguir uma oportunidade de conseguir fazer golo. Também é necessário criar todo um processo de transição com o objetivo com com a virtude de conseguir imensas bolas paradas, uma vez que, quanto mais próximas da baliza forem conseguidas, maior é a probabilidade de conseguir marcar golo.


        Artigos relacionados


bet365

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments