Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A relacao entre modelo de jogo e o clube

Posted by Valter Correia on November 12, 2012 at 3:15 PM

       "Nenhuma equipa de futebol está acima de um clube. No entanto, precisa dele para se manifestar, assim como o clube precisa do manifesto da equipa de futebol. São dois galhos duma árvore." Tendo em conta esta expressão, assim como a evolução tática do futebol, entendemos que a filosofia do clube tem cada vez mais peso no modelo de jogo adoptado pela equipa, uma vez que, o desenvolvimento do clube influencia no rendimento da equipa. Esta é uma realidade desportiva cada vez mais acentuada, e que brevemente terá um impacto muito grande no futebol.




 

       Qual é a relação entre o clube e o modelo de jogo da equipa?

 

       O treino como um todo tem um objetivo fundamental em toda a equipa: o desenvolvimento do ritmo de jogo e dos padrões de equipa, sou seja, quanto mais a equipa treinar o mesmo padrão de jogo, respeitando o princípio da continuidade, mais facilmente desenvolve os processos de jogo pertencentes a esse padrão de jogo. Assim, como quase todos os clubes trocam constantemente de direção, treinador, equipa técnica, jogadores, e por aí fora, é muito importante estabelecer os padrões de jogo da equipa, para que o hábito dos jogadores que estão há mais tempo na equipa possa ser adquirido pelos jogadores que entraram recentemente, assim como será mais fácil encontrar uma equipa técnica de sucesso, pois já existe muito trabalho de construção efectuado, restando apenas o trabalho de evolução.


 

       Quais são as vantagens da relação entre modelo de jogo e clube?


       Vamos considerar apenas poucos detalhes para a fácil compreensão desta relação. Uma equipa, habituada a jogar em 4x4x2, com médios-ala habituados a cruzar e os avançados a facturar de cabeça, tem obtido excelentes resultados desportivos. No entanto, o contrato do treinador chega ao fim, este é convidado por um clube melhor e a direção do clube está à procura dum novo treinador. Uma vez que a equipa já adquiriu vários padrões de jogo que demonstram bons resultados, os jogadores tem boa comunicação entre sí e a direção encontrou um treinador no desemprego que gosta de jogar no 4x4x2, com cruzamentos dos corredores laterais com finalização pelo ar, a equipa vai ganhar imenso tempo, uma vez que vai contratar um treinador que treina uma equipa da mesma forma como esta foi treinada. Isto significa que a equipa continuará a obter bons resultados, os jogadores continuam a ser valorizados e podem ser vendidos mais rapidamente. Isto significa que o clube tem mais dinheiro para adquirir jogadores melhores, melhorar as condições de treino e do estádio, e com toda a evolução conseguida após algum tempo, a equipa está finalmente pronta para enfrentar competições mais difíceis, que se podem traduzir por activos ainda mais valiosos, como valorização dos jogadores, aumento dos preços dos bilhetes, aumento dos preços das camisolas, aumento da receita publicitária e conquista de títulos de maior renome. No fim, entre jogadores, treinadores, direção e adeptos, todos saem a ganhar devido à gestão correta desta relação.


 

       Como aplicar a relação entre modelo de jogo e equipa?

 

       Existem várias formas de aplicar ou melhorar a relação entre estas duas peças que podemos considerar binómios. Quando todas as equipas técnicas do clube, desde formação dos mais pequenos até à equipa técnica do plantel principal, estão em plena sintonia, isto é, partilham o mesmo modelo de jogo, a mesma forma de treinar, as mesmas funções para jogadores da mesma posição e por aí fora, será uma grande vantagem para a formação de novos jogadores. Isto acontece porque os jogadores sobem para um novo escalão de futebol, escalão esse que já pratica futebol como esses jogadores sabem jogar. Assim, em vez de aprenderem novos padrões de jogo ao chegar ao plantel principal, praticam os padrões que já sabem jogar, e podem então evoluir muito rapidamente em algo que ainda não sabem fazer, pois já tem as bases necessárias para jogar activamente na equipa. Este é um processo longo e demorado, no qual o clube investe muito tempo, paciência e por vezes dinheiro, mas que consegue colocar jogadores no plantel principal, cuja comunicação na forma de jogar com os colegas de equipa está bem assente, ou seja, conhecem e praticaram os métodos e processos de jogo da equipa. Outra forma de aplicar esta relação é feita através de jogadores mais experientes nos jogadores menos experientes. Quando uma equipa mantém o mesmo modelo de jogo por vários anos, será mais fácil encontrar jogadores que podem cobrir determinadas posições. Assim, os jogadores mais velhos ou que estão há mais tempo no plantel,, ao ensinar os jogadores mais novos ou acabados de entrar, estão a valorizá-los. Assim, é uma garantia que a equipa tem condições para obter melhores resultados, assim como a valorização dos jogadores pode trazer melhores condições para todos os membros do clube.


 

       O que ganham os adeptos e fãs de determinado clube que provoca esta relação?


       Os adeptos são fanáticos pelo espectáculo. No futebol, o espectáculo é traduzido pelos golos, pelas jogadas, pelas grandes defesas e pelas vitórias, que apenas os melhores plantéis são capazes de o efetuar. A partir da valorização monetária e técnico-tática, o clube pode evoluir em termos financeiros e desportivos. Assim, ao conseguir melhores condições para competir contra outras equipas e apresentar futebol mais bonito e agradável, provoca uma forma de entretenimento para os adeptos. Cafés e bares, por exemplo, também aproveitam esta relação entre modelo de jogo e clube, porque na hora dum jogo entre as equipas com boa reputação, ao exibir esse jogo nas televisões do bar ou café, o gerente consegue ter a casa cheia, que por vezes não consegue quando não há o espectáculo do futebol.


 

       Em relação a entre propósito, em que sentido devem ser direcionados os clubes?

 

       Nos tempos modernos, parar por um minuto por vezes significa ficar para trás. Criar uma boa relação entre o clube e o modelo de jogo adoptado será importante para uma grande parte das receitas do clube assim como o obtenção de melhores resultados. Claro que existem outras estratégias para atingir os mesmos objetivos, mas esta é sem dúvida uma das melhores estratégias. um bom exemplo deste propósito é o clube espanhol FC Barcelona. A forma de passar a bola e de movimentação dos jogadores é treinada desde muito cedo. Existe um modelo de jogo geral para todas as camadas do clube, para que todos os jogadores conheçam e pratiquem o mesmo tipo de futebol. Assim, é muito fácil encaixar os jovens jogadores, como o Busquets, Iniesta, Thiago, Xavi, Messi, Pedro Rodriguez e recentemente Tello. Todos estes jogadores possuem um valor de mercado muito elevado e são titulares várias vezes. Traduzindo ainda os bons resultados, o trabalho durante anos do clube levou este a nem precisar de comprar jogadores. Em vez disso, formou excelentes activos para o clube, atingindo os melhores resultados de sempre.


Artigos relacionados

Ser observador técnico
Capacidades motoras
A relação entre a tática e a técnica
Introduçao ao modelo de jogo


bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments