Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Ser observador tecnico

Posted by Valter Correia on November 6, 2012 at 4:25 PM

        Anteriormente, já escrevemos um artigo sobre como elaborar um relatório de jogo, que serve de ferramenta para os olheiros ou observadores técnicos. O observador de jogo, observador técnico ou olheiro é responsável por analisar os jogos dos próximos adversários e entregar relatórios ao treinador principal para organizar a própria equipa em função do adversário. Assim, uma vez que o treinador sabe como o adversário vai jogar, pode treinar a própria equipa para impedir os pontos fortes do adversário, e atacar os pontos fracos do mesmo.



       Como organizar um relatório de jogo?

 

       Cada observador técnico tem a sua forma de criar um relatório, mas todos os relatórios seguem as mesmas diretrizes no que diz respeito à organização. Quando cria um relatório de jogo, o olheiro deve dividir o relatório no momento ofensivo, momento defensivo, transição ofensiva, transição defensiva e bolas paradas, bem como pode ainda complementar com análises individuais dos adversários. Para dinamizar o relatório, o olheiro deve ainda identificar o comportamento e as movimentações da equipa adversária a partir das fases do jogo, pertencentes ao processo ofensivo e defensivo e no fim, descrever, em desenho, as movimentações adversárias mais frequentes. O ideal será elaborar um relatório, não apenas de um jogo, mas pelo menos três jogos, para que haja maiores certezas sobre as movimentações e comportamentos adversários.



 

        Quais são as tarefas dum observador técnico?


        Em primeiro lugar, para qualquer profissão, a organização está acima de tudo. Preparar o trabalho de forma correta, compreender o material ou tarefas a realizar leva a que o trabalho em si seja melhor e mais eficiente. Neste caso, o olheiro deve respeitar as diretrizes da elaboração dum relatório, como foi visto na questão anterior. Em segundo lugar, observará vários jogos da mesma equipa, e se for possível observar ao vivo, melhor ainda. A televisão mostra apenas o centro de jogo e não o campo todo. Logo, não será possível observar todos os acontecimentos do jogo. Em terceiro lugar entregar o relatório ao treinador, elaborado através das diretrizes gerais. Pode ainda complementar com análises individuais aos jogadores, para que cada jogador saiba qual será o comportamento de cada adversário.


       Artigos de interesse


        E tem vantagens incluir um observador técnico na equipa técnica? Porquê?


       Podemos incluir várias vantagens neste tipo de trabalho. Normalmente, o observador técnico apresenta uma excelente visão de jogo, pelo que, além de observar adversários, pode ainda complementar o trabalho do treinador principal ao observar a própria equipa e identificar vários pontos fracos que a equipa deve evoluir. Mas, a principal vantagem é  dar à equipa toda a análise de um adversário, para que esta saiba o que fazer, quando fazer, como fazer e onde fazer. Qualquer equipa tem mais hipóteses de ganhar uma partida de futebol quando sabe como o adversário vai jogar.


       O observador de jogo está ligado ao treino da equipa?


        Considerando que a equipa se prepara para enfrentar o adversário, podemos dizer que está ligado ao treino, embora de forma indireta. Através dos relatórios de jogo criados e entregues ao treinador principal, este ficará responsável por organizar o treino em função do relatório.




        Finalmente, quais são as bases para ser observador técnico?


        Uma vez que um observador de jogo estuda os adversários mas não comanda a equipa, deve focar-se essencialmente da própria visão de jogo mas isto não quer dizer que não deve aprender a treinar uma equipa, porque isto complementa a sua visão de jogo. As diretrizes que um relatório exige deve ser o que o observador técnico deve ser capaz de seguir, como distinguir os comportamentos e movimentações nos vários momentos de jogo assim como nas fases do jogo, avaliar a competência individual de cada jogador adversário, assim como identificar os objetivos de cada movimentação.


        Complementando este artigo, podemos compreender que o observador técnico é um trabalho que requer concentração para observar um jogo completo, porque, por vezes, torna-se um trabalho exaustivo e muito longo, assim como requer também que a capacidade de análise das várias movimentações seja consideravelmente boa, assim como deve compreender o objetivo de cada movimentação de uma equipa ou de determinado jogador. Este trabalho evita surpresas durante uma partida de futebol, e eleva a probabilidade duma equipa sair vitoriosa.


bet365

Categories: Observacao e análise

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

2 Comments

Reply Filipe Marques
11:11 AM on August 14, 2014 
Boa tarde,
Eu sou proprietario/coordenador duma escola de futebol há mais de 10 anos e pretendia ser observador de um clube de referencia.
quais os primeiros passos que me aconselha?

muito obrigado
Reply Filipe Dias
8:12 PM on December 30, 2012 
Boa Noite.
Quero antes de mais desejar um bom ano de 2013,cheio de felicidades e coisas boas. Gosto bastante deste site,falasse realmente de futebol e as suas condicionantes e não de coisas exteriores. Eu próprio já fiz relatórios de jogo e gosto bastante de fazer,mas devido a uns problemas que tive,abandonei um pouco essa atividade. Tenho aqui vários guardados,principalmente sobre o FCPorto e que poderia partilhar com vocês. Tenho 18 anos e tenho respeito pelo Ruben Tavares que tem apenas 16 anos mas que tem a mesma paixão que eu por relatórios de jogo e acima de tudo por futebol. Espero discutir ideias com ele. Grande Abraço para o pessoal do site,Valter Correia e para o Ruben.