Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Consideracoes sobre sistema tatico

Posted by Valter Correia on November 4, 2012 at 12:05 PM

         Quando nos referimos à organização tática do futebol, é natural confundir a "tática" ou organização da equipa com o sistema de jogo que uma equipa usa, também chamado de sistema de jogo ou dispositivo tático. No entanto, a maioria não sabe que o sistema tático não representa algum processo de jogo, algum modelo de jogo e nem sequer representa nenhum método de jogo. Cada sistema apenas representa a distribuição dos jogadores no campo, então, a partir daí, constrói-se os processos de jogo que a equipa vai utilizar durante uma partida de futebol. O conhecido 4-3-3, 4-4-2 e outros são sistemas táticos, que organizam todo o modelo de jogo da equipa. Fica então a questão: o que são sistemas táticos? É exatamente isso que vamos saber!

 

      Como são representados os sistemas táticos?


        O campo está dividido em três setores: defesa, meio-campo e ataque. Da mesma forma, o sistema tático também está dividido em três setores, onde um número representa a defesa, outro o meio campo e outro o ataque. Por vezes, existe ainda a disposição por linhas de marcação, onde a representação é feita com quatro, cinco ou seis números, como 4-2-3-1 ou 4-1-2-1-2. Por vezes, o guarda-redes também faz parte do sistema sistema tático, ficando 1-4-1-2-1-2 ou 1-4-2-3-1.



       Qual a vantagem de definir um sistema tático para uma equipa?


       O sistema tático é uma forma de organizar a equipa, assim como são os métodos de jogo ou os processos de jogo. Mas, tal como as várias formas de organizar a equipa, o sistema tático também tem as suas vantagens. Primeiro, é uma forma de organizar os jogadores pelo campo. Cada jogador sabe qual posição ocupa e assim sabe também qual é a função que deve desempenhar. Dito isto, o sistema tático auxilia imenso na leitura de jogo, uma vez que, definida a posição e função dos jogadores, será bem mais fácil decidir e ler os processos que acontecem durante uma partida de futebol.


       Quais são os sistemas táticos usados no futebol?


       Existem imensos. Desde sistema táticos defensivos até sistemas táticos ofensivos, o treinador tem imensas, opções por onde escolher. Para um treinador com mentalidade defensiva, sistemas como 4-3-2-1, 4-4-2, 5-4-1 ou 5-3-2 são excelentes opções para ter em conta. Por sua vez, 4-3-3, 4-2-4 e 3-3-4 são excelentes sistemas táticos para equipas ofensivas. Mundialmente e atualmente, o 4-3-3 e o 4-5-1 são os sistemas mais usados e/ou conhecidos, devido a uma elevada dinâmica ofensiva e defensiva, bem como a transição entre os dois sistemas com facilidade.


       Como definir um sistema tático?


       O treinador deve ter em conta vários pormenores para definir um sistema tático para a sua equipa. Existem plantéis cujos jogadores para um setor são mais numerosos em relação aos setores restantes. Por exemplo, se o plantel tem imensos médios, usar o 4-5-1 será uma boa ideia. Se o treinador adota uma filosofia atacante e linhas muito subidas, pode usar o 4-3-3 com dois extremos muito móveis e abertos. Mesmo tendo apenas um atacante em frente à baliza, um ou mais médios tem oportunidades para finalizar com facilidade, uma vez que as linhas subidas os deixam próximos da baliza. Equipas com amplitude elevada são propensas a utilizar o 4-5-1, assim como equipas de pressão no meio campo são propensas a usar na mesma o 4-5-1.




       Porque existe confusão entre sistema tático e "tática" do futebol?


        Esta resposta não serve para descaracterizar seja quem for que, tal como eu, a início também não fazia esta distinção, que aliás, é bem simples. O sistema tático segue as características vistas acima. A "tática" do futebol é um termo para descrever a organização tática, onde o sistema tático está incluído. Por falta de cultura tática, as pessoas confundem imenso os dois termos, uma vez que os processos, princípios e métodos de jogo são bastante mais desconhecidos do que termos "4-4-2 porque tem dois homens na frente", "4-3-3 porque o Mourinho gosta" e mais coisas do género, assim como o sistema tático surge imenso no seio duma conversa. O ideal será compreender que o sistema tático apenas descreve o posicionamento de base dos jogadores, mas não descreve movimentações nem ações. Duas equipas podem usar o mesmo sistema tático mas usarem processos diferentes.


        Considerações finais


        O sistema tático é um elemento da organização tática muito antigo, ainda antes dos métodos ou processos de jogo passarem a ser termos usuais. O primeiro sistema tático era o 1-2-7, numa época que os jogadores passavam a bola para a frente e apenas corriam. Ao longo da história do futebol, o sistema tático tem variado imenso, transitando jogadores ofensivos para setores mais recuados, uma vez que as equipas procuram cada vez mais a vitória e não uma soma de golos.


       Artigos relacionados



bet365

Categories: Modelo de jogo, Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply claudio januario marques da silva
12:16 PM on December 9, 2012 
onde vejos os artigos completos