Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

As carateristicas dos avancados ou pontas de lanca

Posted by Valter Correia on October 29, 2012 at 8:25 PM

uando um jovem jogador inicia a sua carreira no futebol,  ser o melhor jogador do mundo e faturar golos sem conta é certamente o seu sonho. No entanto, ser avançado é cumprir uma função de elevada responsabilidade, uma vez que, na maior parte dos modelos de jogo, os avançados pouco intervêm diretamente no jogo. A posição de avançado contém várias funções diferentes, apoiadas no modelo de jogo da equipa. Se a equipa ataca posicionalmente, o avançado é quase sempre solto. Se assume estratégias de contra-ataque, o avançado será fixo. Se a equipa não tem um jogador de referência, o avançado será um falso-nove  Assim, decidimos descrever estas três funções nos parágrafos seguintes.




      Três funções diferentes para a posição dos avançados


     Falso nove


       Quando um avançado adequa funções de falso ponta de lança, significa que vai ser muito participativo na criação das ações ofensivas, pois uma das tarefas atribuídas ao falso nove é a distribuição de jogo. Em vez de se posicionar na área para receber e finalizar, o atacante desce no terreno, recebe a bola e abre para um colega de equipa que está posicionado num dos flancos, assim como pode conduzir a bola em direção à baliza. A vantagem deste tipo de movimentação é a capacidade da equipa em ocupar os espaços com superioridade numérica, uma vez que o atacante apoia os médios. A principal desvantagem é a ausência de um, jogador em frente à baliza. Este tipo de avançado é frequentemente encontrado em equipas de posse de bola, cujo ataque é posicional.


       Avançado fixo

 

       Esta função é certamente a mais encontrada ou pelo menos mais distinguida entre as várias funções dos avançados. Por norma, pretende-se que um avançado seja um exímio matador, com capacidades de finalização impressionantes. Mas para que este tipo de jogador possa ser enquadrado com a equipa, é necessário uma grande coordenação por parte da mesma, uma vez que o atacante quase não participa diretamente nas ações defensivas. Por norma, um avançado fixo é hábil na receção e no jogo aéreo, uma vez que a maioria dos modelos de jogo onde estão incluídos avançados com tais características, estes quase sempre são os jogadores-alvo da equipa. Mesmo sem participar diretamente nas ações defensivas, os avançados fixos participam imenso nas ações defensivas, embora indiretamente. A sua presença entre os defesas é suficiente para impedir que os adversários subam demasiado as linhas de marcação. A principal desvantagem desta função é a falta de participação direta nas ações ofensivas, que por vezes causa desvantagem numérica em determinadas zonas. A principal vantagem é a presença regular de pelo menos um jogador perto da baliza. O avançado fixo é muito pertencente a modelos de jogo cujo método ofensivo é o ataque rápido


       Avançado solto

 

       Este tipo de avançado é ideal para equipas que jogam com imensa amplitude e são muito dinâmicas, pois a movimentação deste avançado, permite transições lentas e seguras como permite transições rápidas, diretas e verticais, como contra-ataques. O avançado solto tem muita mobilidade, descai para os flancos, participa nas ações defensivas, troca de posição com os colegas de equipa e finaliza, principalmente com o pé. Vale como uma excelente opção para adversários extremamente defensivos. A principal vantagem da função do avançado solto é a dinâmica que oferece à equipa e a desorganização que causa no adversário. A principal desvantagem é a exigente capacidade de leitura de jogo, para aparecer sempre no sítio certo.


Não fique parado. Os artigos seguintes são relacionados com o artigo que acabou de ler, e são também de grande importância.

Modelo de jogo rudimentar, intermediário e avançado
Passes longitudinais e passes transversais
As tendências de um jogo de futebol
As ações técnico-táticas


bet365

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Erickson Vaz
8:31 PM on March 29, 2014 
Muito bom