Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Acoes tecnico-taticas defensivas dos guarda-redes

Posted by Valter Correia on October 25, 2012 at 8:05 AM

         O guarda-redes nasceu para ser um jogador como os restantes jogadores da equipa, cumprindo a sua função no campo, cumprindo a sua função enquanto companheiro de equipa assim como realizando a sua sessão do treino, cumprindo a periodização e todos os princípios impostos pelo treinador. No entanto, existe uma diferença entre os guarda-redes e os restantes jogadores: não jogam com os pés, mas com as mãos, e só por esta razão, existem pontos-chave para o treino dos guarda-redes, assim como existem treinadores especializados no treino dos guarda-redes: os treinadores de guarda-redes.


        Nem todos os guarda-redes estão preparados para reagir ao jogo da mesma forma. Se alguns guarda-redes são muito fracos no jogo aéreo, por exemplo, outros são fracos em bolas mais baixas. A função do treinador de guarda-redes é compreender quais são os pontos fracos de cada guarda-redes e organizar o treino de forma a "nivelar os jogadores nos vários setores", uma vez que nesta posição tão recuada, pode surgir qualquer situação de jogo, enquanto nas restantes posições de campo, cada jogador tem uma função específica para cumprir e dificilmente realizará uma função diferente.


Ações técnico-táticas individuais defensivas de guarda-redes


Estes são alguns aspetos básicos que o guarda-redes deve saber e o seu treinador o deve treinar:


       Posição básica


        A posição do guarda-redes deve ser uma posição que permita a rápida intervenção no jogo, sempre que for necessário. Um guarda-redes está praticamente restrito junto a uma baliza, mas é o jogador com mais tempo para visualizar o jogo, e por isso, mesmo quando a bola se encontra longe da baliza, este deve estar sempre pronto para se movimentar, implicando a posição no espaço, a posição no corpo e a concentração psicológica como aspetos essenciais para que a movimentação seja correta. Na posição do espaço, o guarda-redes coloca-se em frente à baliza, realizando um pequeno semicírculo em vez de se colocar em cima da linha de fundo, assim como se coloca no lado que estiver a bola, diminuindo assim o ângulo aberto entre baliza e atacante. Na posição corporal, o tronco deve estar ligeiramente inclinado à frente para encurtar ainda mais o ângulo entre baliza e atacante, as pernas deve ser ligeiramente fletidas para diminuir o tempo que o guarda-redes demora a movimentar-se e na concentração psicológica, implica-se que o guarda-redes deve estar o máximo atento possível ao jogo, que é conseguido através de muita prática e muito treino. Os braços do guarda-redes devem estar também ligeiramente levantados em vez de caídos sobre o corpo, uma vez que assim o guarda-redes alcança ângulos superiores com mais facilidade.




        Colocação orientação da baliza


        Este aspeto é um ponto-chave para o sucesso dos guarda-redes. Semelhante à marcação à zona, o guarda-redes também se deve colocar na baliza em função da bola. Isto é, se a bola está num lado do campo, o guarda-redes posiciona-se num lado do campo. Se está no outro lado, posiciona-se do outro lado. Esta pequena movimentação, não só intimida os adversários, uma vez que eles compreendem que o ângulo para rematar à baliza é menor,  como aumenta as probabilidades do guarda-redes defender o remate. Por vezes, em situações de desvantagem numérica, o guarda-redes coloca-se no lado contrário da baliza aquele teoricamente correto, como que convidando o atacante a rematar para uma zona onde o guarda-redes não está presente, mas que está pronto para defender. Em vários casos, é uma tática de génio, impedindo imensos golos em situações de desvantagem numérica.


        Deslocamentos


        Quando se desloca, o guarda-redes deve ser extremamente rápido sem perder o equilíbrio em situação alguma, especialmente na movimentação para um dos lados enquanto cobre a baliza. Através de passos pequenos e extremamente rápidos, evitando cruzar os pés e mantendo o enquadramento com a baliza, o guarda-redes dificilmente perderá o seu equilíbrio, e estará sempre pronto para reagir em caso de remate.


        Saídas


        Este é um dos aspetos mais observados pelo público nos guarda-redes. A capacidade de decisão das saídas da baliza é fundamental, pois sempre que um guarda-redes sai da baliza, deve defender cautelosamente, sem hesitar e se possível, sem perder tempo, pois um erro em qualquer um destes aspetos pode revelar-se fatal. Assim como na baliza, o guarda-redes preocupa-se em diminuir o ângulo para o remate do adversário, principalmente posicionando-se para proteger o mesmo poste do lado do ataque.


        Através do treino, o guarda-redes deve evoluir pelo menos nestes quatro aspetos, pois só com estes aspetos, o guarda-redes tem formação suficiente para impedir golos em pelo menos metade das situações. A função do treinador é organizar o treino sobre estas ações técnico-táticas individuais defensivas específicas para o jogador da última linha de marcação, uma vez que, quando o adversário tem o mérito de ultrapassar toda a equipa, sobrando apenas o guarda-redes para defender a baliza, este, em apenas 10 segundos pode roubar todo o mérito que o adversário precisou de trabalhar desde alguns segundos até alguns minutos.


Não fique parado. Os artigos seguintes são relacionados com este artigo, e são também de grande importância


As ações técnico-táticas
Ações técnico-táticas individuais ofensivas: remate
Fundamentos de bom desempenho


bet365

 

Categories: Acoes tecnico-taticas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments