Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Constituindo um excelente dialogo - Parte III

Posted by Valter Correia on September 21, 2012 at 2:55 AM

       Seja no desporto, no trabalho, no grupo social ou em qualquer grupo bem organizado, existe sempre alguém responsável por tomar conta das decisões mais importantes: o líder. Geralmente, o líder é alguém capaz de tomar decisões difíceis de cabeça fria, capaz exercer responsabilidades acima dos seus subordinados, exercer responsabilidades perante os seus subordinados, e exercer responsabilidades perante os adeptos, clientes parceiros e superiores.



     Como construir relacionamentos fortes e duradouros


        Existem vários truques e/ou estratégias que um líder pode e deve usar para exercer corretamente as suas funções de liderança. Uma dessas estratégias, é construir uma rede de contactos sólida, seja com subordinados, parceiros ou clientes, ou, no caso do futebol, jogadores, adeptos e dirigentes.

        Não existe nada mais importante do que estabelecer uma rede de contactos, tanto para os líderes como para os liderados. Ter parceiros de confiança que ajudam a proteger o indivíduo é tão importante como proteger os seus parceiros. É uma rede de interação e comunicação que solidifica e reforça a posição do indivíduo como líder, pois este passa a ter inúmeras soluções para proteger os seus liderados.


       Confira algumas dicas para construir uma rede de contactos sólida e eficaz



        Chega de exageros


        Coloque as suas mãos à frente do seu rosto a vinte centímetros de distância. Essas duas mãos representam os limites que o indivíduo deve manter perante os liderados e parceiros, onde a mão esquerda representa a autoridade e a mão direita representa a amizade. Quando um líder ultrapassa o limite de amizade, os liderados deixam de o reconhecer como chefe e não distinguem quem é quem dentro do grupo. Mas quando o líder ultrapassa a barreira da autoridade, fica de tal forma distanciado dos liderados que o resultado é o afastamento dos mesmos. O truque é manter a relação com outras pessoas entre os dois limites.


       Não fique isolado


       As responsabilidades não são só dos chefes como os prémios não são só dos liderados e vice-versa. Partilhar com a equipa qualquer plano e as iniciativas para aumentar os resultados da mesma não só vai aumentar a credibilidade como indicará interesse pelo grupo. Dividir os bons e os maus resultados ajuda a melhorar o desempenho e a obter mais e melhores feedbacks.


        Construa limites de respeito e não barreiras de medo


       Medo e respeito são coisas diferentes. A primeira impede o bom relacionamento e deve ser uma estratégia para ser deixada de lado. Por outro lado, o respeito permite conquistar a simpatia da equipa, que se sentirá segura para dialogar. Conhecendo o problema, será mais fácil encontrar a causa do problema, e posteriormente a solução do mesmo.


        Foque a atenção nas coisas pequenas


       Para qualquer ser vivo, o ciclo de vida é: nascer, crescer, reproduzir e morrer. Não existe nenhum ser vivo que nasceu grande e reproduziu-se pequeno, isto é, qualquer ser vivo animal ou vegetal nasce pequeno, e só depois mostra a sua evolução, reproduzindo. Este deve ser o modelo a seguir para construir uma relação sólida. Sempre que um treinador tiver uma oportunidade para agradecer, desde que o faça de forma justa, deve fazê-lo imediatamente. Como resposta à pergunta “Eu joguei bem?”, qual é o jogador que não quer apenas um “Sim”? Até existe um truque para o fazer.


       Saia da zona de conforto


        E interprete a zona de conforto de todas as formas possíveis, tanto a nível pessoal, como a nível de resultado como a nível de futuro. O treinador pode já ter encontrado a melhor estratégia possível, mas existe espaço para melhorias, sempre! Um erro que um líder não comete é deixar de inovar. Ao ser inovador, o líder ganha a confiança dos liderados constantemente.


        Desenvolver um ponto de vista


       Qualquer ação para realizar uma tarefa tem uma razão de o ser. Pensar de forma crítica procurando pontos-chave e procurando formas de os atingir esses pontos é uma forma do líder resolver problemas. Isto aumenta a capacidade, a credibilidade e confiança para ultrapassar barreiras, o que contagiará qualquer grupo.


        Por fim, seja comunicativo e autêntico, não assuma objetivos mas estabeleça metas, conheça os obstáculos, acredite nas pessoas e dê os devidos créditos.


       Não fique parado. Os artigos seguintes são relacionados com o artigo que acabou de ler, e são também de grande importância


Constituindo um excelente diálogo - Parte I
Constituindo um excelente diálogo - Parte II
Constituindo um excelente diálogo - Parte IV
Constituindo um excelente diálogo - Parte V
Constituindo um excelente diálogo - Parte VI


bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments