Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Primeira serie de exercicios: combinacoes e primeiro toque

Posted by Valter Correia on July 31, 2012 at 5:40 PM

       De acordo com o princípio da continuidade, cada exercício deve estar ligado a outro exercido, permitindo desta forma que o treino seja dinâmico e contínuo, construindo sucessivamente uma forma de jogar específica, denominada modelo de jogo. Entendendo que o jogador evolui à medida que treina, será importante aprender sempre algo novo sem esquecer o que já sabe, seja tático ou psicológico. A primeira série de exercício desenvolve a ação técnica na relação com bola do atleta, e após o primeiro exercício desta série, publicamos o segundo exercício, que desenvolve as combinações táticas diretas e o primeiro toque.


      

       O exercício seguinte é uma adaptação ou evolução do exercício anterior. De acordo com o princípio da adaptação, no momento que os atletas apresentarem bom rendimento no exercício anterior, tais como domínio sobre a posse, receção e passe, o jogador deve passar a dominar as combinações diretas e o primeiro toque. Inicialmente, o exercido ainda não tem oposição aos jogadores, mas logo que os resultados sejam satisfatórios, eleva-se o nível do exercício.




Tipo: Combinações diretas e primeiro toque, Intensidade baixa e volume nível 2

Espaço: Losango de 4 por 7 metros

Número: 4 jogadores

Material: 4 cones, 1 bola

Duração: 4-8 minutos


     Organização do exercício


        O treinador prepara um losango de 4 por 7 metros, formado por cones sinalizadores. Três jogadores são distribuídos pelos vértices mais afastados, e um jogador fica num dos vértices menos afastados do losango.


        Descrição


        Este exercício foi desenvolvido especialmente para médios e avançados, cujas funções ofensivas passam pelas combinações táticas. O espaço é formado por um losango, colocando os jogadores a formarem triângulos, estimulando levemente cada atleta para exercícios futuros em formações triangulares. Na figura, o jogador 1 combina com o jogador 2. De seguida, move-se para o cone sem ninguém, recebe e passa para o jogador três. O jogador que acaba de receber a bola inicia o processo do início. O grupo apenas pode dar três toques por jogada, e mais tarde apenas dois.


     Variações do exercício


        - Se os jogadores apresentarem demasiada dificuldade em acompanhar o ritmo do exercício, deve afastar-se um pouco os cones. Se o exercício é demasiado intenso, deve acrescentar-se um jogador ao grupo.
        - Quando os resultados do exercício são satisfatórios, deve ser acrescentado um adversário e libertar em espaço o jogador que inicia a jogada (na figura, o jogador 1)
        - Colocar dois grupos lado a lado, como por exemplo jogadores de flancos ou setores diferentes. Definir um número de jogadas a ser alcançado, e o grupo que primeiro terminar, vence.


       Mais exercícios



bet365

 

Categories: Exercicios

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments