Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Primeira serie de exercicios: relacao com bola

Posted by Valter Correia on July 30, 2012 at 2:30 PM

 

        Sem grandes histórias, o treino é extremamente importante, e por isso, existem regras gerais e específicas para o treino. Ciclos de treino, princípios e métodos que organizam os exercícios de forma corrente e coerente. Um desses princípios, o princípio da continuidade, indica que um exercício deve ser precedente de outro, mantendo o jogador dentro do ritmo do treino e do objectivo final da sessão de treino e da época.

        Assim, periodicamente serão desenvolvidos exercícios completos e dinâmicos, e no momento certo será lançado o primeiro Livro Electrónico do projeto Teoria do Futebol. Até lá, esperamos que todos acompanhem uma série de exercícios que certamente será útil.


        Primeira série de exercícios: relação com bola


        Algo que considero importante, é a capacidade dos jogadores quando a bola está nos seus pés, principalmente a calma como a controlam tecnicamente, para pensar o que fazer com ela. É bem mais fácil dominar a bola e pensar qual será a acção que vai tomar, do que atrapalhar-se com ela sem saber o que fazer. Este exercício é um exercício complementar, que pode ser utilizado em várias secções de exercícios, onde as mesmas englobem tabelas, passes ou organização de métodos de jogo da equipa.


Tipo: Passe, recepção e controlo sobre a bola

Espaço: Distância frontal entre 10 a 14 metros com largura de aproximadamente 5 metros

Número: 8 jogadores

Material: 4 cones, 2 bolas

Duração: 4-8 minutos



 


        Organização do exercício


        Os jogadores 1 e 2 mantêm o controlo de bola até aproximadamente a meia distância do espaço do exercício. Os jogadores 3 e 4 aproximam-se para receber a bola. O jogador em posse de bola efetua um passe para o jogador que está na sua frente e dirige-se para a fila nas suas costas


        Descrição


        O exercício destina-se à fase de aquecimento ou de preparação para exercícios mais completos. Formam-se quatro grupos de dois jogadores, e distribui-se cada grupo pelos cones sinalizadores, com dois jogadores em frente a cada cone. A coordenação e o controlo sobre a bola são os pontos importantes do exercício, uma vez que também são importantes durante uma partida. É importante ter em conta o princípio da Adaptação e perceber como os jogadores se comportam. A distância entre os cones deve ser ajustada da seguinte forma: aproximar irá aumentar a concentração apenas no exercício, mas será muito cansativo fisicamente pois o ritmo será bastante alto; afastar irá diminuir o ritmo do exercício, mas o cansaço será menor. Na figura, dois jogadores cruzar-se-ão constantemente. Devem driblar-se um ao outro, com baixo ritmo.


        Variações


        - Para levar a intensidade do exercício, a distância entre os cones deve ser diminuída
        - Para aumentar o volume do exercício, a distância entre os cones deve ser aumentada
        - Se o exercício precedente a este é um exercício de elevado volume, ou seja, engloba mudanças de direção, explosão ou outra atividade física de esforço, o passe deve ser substituído pelo controlo da bola pelo jogador até ao cone na sua frente, com velocidade variável, entre média e máxima.
        - Na distância de controlo da bola, poderão ser colocadas marcas sinalizadores que devem ser contornadas conforme a ordem do treinador, e a distância entre os cones deve ser diminuída.
Assim que todos os jogadores forem apresentarem resultados satisfatórios no drible no centro do exercício, devem aumentar a velocidade com que o fazem.


       Outros exercícios


bet365

 

Categories: Exercicios

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments