Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Principio da adaptacao

Posted by Valter Correia on July 29, 2012 at 11:35 AM

       Você alguma vez pensou como a realidade é ainda desconhecida, e aquilo que já conhecemos é algo curioso e fenomenal? Neste momento, você está a ler este texto por muitas razões. Entre elas, está o princípio da adaptação e eu vou explicar porquê. A adaptação não é apenas um princípio desportivo, como também é um princípio da natureza. Se um ser vivo não tivesse esta capacidade, que se mostra de diferentes intensidades e modos, provavelmente não teria sobrevivido, e inúmeras espécies teriam desaparecido, pois não sobreviveriam por longos períodos de tempo ou em ambientes adversos.



        Como funciona a adaptação?


        Segundo Weineck, a adaptação é a lei mais universal e importante da vida, porque adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas, incluindo no desporto. Assim, as actividades psicofísicas e desportivas alteram os sistemas funcionais dos atletas, melhorando cada um deles através do treino.


        Na biologia, a adaptação é compreendida como uma reorganização orgânica e funcional do organismo, devido a múltiplos estímulos e exigências internas e externas e ocorre regularmente, pois está dirigida à melhor realização das sobrecargas que induz. Adaptação e capacidade de adaptação são características essenciais, reversíveis e que precisam de ser constantemente reavaliadas.


        O genótipo é responsável pelo potencial do atleta e o fenótipo é responsável pelo potencial ou evolução das capacidades envolvidas no genótipo. No desporto, devido aos múltiplos factores de influência, o genótipo raramente é completamente transformado em fenótipo, mesmo com treino muito intenso, ou seja, cada atleta tem um limite até onde pode evoluir, mas dificilmente conseguirá passar desse limite. Existem fases de maior adaptabilidade, que se encontram em diferentes períodos de desempenho de coordenação e condicionados, que são designadas por "fases sensitivas". Na zona limite destas fases sensitivas que é o período em que ainda é possível expressar melhor as características dos atletas é chamada de período crítico. Tanto o Fenótipo como o Genótipo são termos que melhor podem ser compreendidos no princípio da individualidade biológica


        Como funcionam os estímulos?


        Os estímulos são características da capacidade de adaptação dos atletas, em que cada atleta desenvolverá resultados diferentes para a mesma quantidade e qualidade de estímulos, ou seja, os mesmos exercícios desenvolvem os atletas de diferentes formas, tanto psicologicamente quando fisicamente.


        Existe um equilíbrio estável do organismo humano em relação ao meio ambiente, definido por Homeostase. Esta estabilidade pode ser modificada por qualquer alteração ambiental, ou seja, entendendo que os estímulos é o calor, os exercícios físicos, as emoções, as infecções e por aí fora, cada estímulo provoca uma resposta do organismo, de forma a se adaptar ao novo ambiente. Podemos considerar quatro tipos de estímulos diferentes para o ser humano:


  • Estímulos débeis praticamente não trazem consequências para o organismo que sejam satisfatórias, e por isso o organismo não evoluirá praticamente nada.
  • Estímulos médios, cujos excitam o organismo, ou seja, não produzem adaptações posteriores
  • Estímulos fortes, que proporcionam adaptações plenas, seguras e prolongadas. Este tipo de estímulos é o mais habitual e/ou presente no treino consciente e organizado
  • Estímulos muito fortes geralmente danificam o organismo, seja de forma sensível ou mais forte, e podem seguramente causar lesões se não forem correctamente controlados.


 

        Assim, os estímulos devem ser cautelosamente cuidados no momento da aplicação de sobrecargas no organismo durante os treinos, principalmente na aplicação de estímulos médios e fortes, pois a alternância entre estes dois tipos de estímulos como saber o momento exacto para elevar o estímulo ou reduzi-lo funciona como segredo para o alto rendimento. Os estímulos muito fortes devem ser usados com bastante cuidado e apenas para ultrapassar barreiras que surgem no decorrer do treino dos atletas de alto nível. Não devem ser usados por muito tempo, e principalmente em atletas novatos.




     A relação entre o estímulo e o meio ambiente


        Cada organismo responde de maneira diferente a cada estímulo a ele aplicado. O stress quotidiano produz interferências que devem ser consideradas em conjunto aos estímulos do treino, e por isso, as repostas dos atletas a cada exercício podem ser negativas quando consideradas em conjunto com factores externos. Respostas a estímulos psíquicos e sociais são relevantes sobre a performance. Atitudes negativas como ansiedade, angústia, confiança excessiva, depressão, etc são factores sociais como o abuso de bebidas alcoólicas, festas, excessos sexuais, tabagismo e outros, que por sua vez, influenciam o rendimento do treino do atleta e consequentemente a performance desportiva, e por isso devem estar sobre o controlo do treinador. A individualidade também deve possuir uma atenção grande durante os períodos de adaptação, como por exemplo com crianças e adolescentes, pois estes estão mais bem-dispostos a adaptarem-se facilmente a estímulos do treino com predominância de volume alto e com intensidade moderada a baixa.


        Existem vários casos que os atletas têm quebras de rendimento biológico, ou seja, deixam de evoluir, sem uma explicação plausível. Com uma pesquisa aos hábitos de vida, compreendeu-se que as actividades paralelas são degradantes dobre as respostas do treino, como falta de descanso ou maus hábitos alimentares. O stress do dia-a-dia tem pouca probabilidade de ser eliminado, e por isso o treinador deve fazer uma adaptação do atleta ao treino, de forma a concentrar esforços e atenção, aos factores que podem estar a conduzir o organismo a um estado de treino excessivo e que não estimulam correctamente o atleta


       Artigos relacionados



bet365

 

Categories: Treino

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply ghkkll
2:03 AM on April 3, 2017 
прогон сайта логин скайпа pokras77777