Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Exercicio para a Organizacao coletiva

Posted by Valter Correia on July 23, 2012 at 5:25 PM

       O treino do futebol é baseado na organização da equipa sobre uma forma de jogar específica, como indica o princípio da especificidade do treino. Uma vez que importante desenvolver o jogo colectivo, e consequentemente melhorar os processos da equipa, os jogadores devem ser treinados sob estímulos que conduzam a essa melhoria. O exercício seguinte foi criado a pensar em estímulos para passe, apoio e posse de bola, percepção dos colegas de equipa e jogo sem bola. É um exercício g, pois não estimula a finalização de forma intencional ou real.


        Material: 5 coletes de uma cor, 1 colete de outra cor, 8 cones, 1 bola

        Número: 5 jogadores x 5 jogadores + jogador livre

        Duração: 7-12 minutos



        Organização

        Numa área com aproximadamente 60 metros por 40 metros, duas equipas jogam futebol, 5 jogadores contra 5 jogadores, e com um joker que apoia a equipa em posse de bola. As balizas são reduzidas, e existem duas áreas marcadas pelos cones verdes representados na figura, cada uma com 20 metros por 40 metros. Os jogadores apenas podem rematar dentro desse limite. O joker ou jogador flutuante, não defende.



 

        Descrição


        Neste exercício, o objectivo fundamental é desenvolver a capacidade da equipa em jogar como equipa, obrigando os jogadores a determinados estímulos que fundamentam acções específicas decorrentes numa partida. O jogo de passe é bastante desenvolvido neste exercício, pois é uma das formas mais viáveis de procurar a finalização, que apenas pode ser realizada dentro da área que a equipa adversária está a defender. O jogador de sobra apoia as duas equipas, e pode ser um dos médios ofensivos do plantel. Como o objectivo é melhorar a percepção dos jogadores da equipa, cada equipa cujo um jogador "pede" a bola, sofrerá um livre. Os jogadores não devem pedir a bola, mas devem procurar criar linhas de apoio ao portador da bola. O treinador deve ainda procurar impor algumas condições, como apenas usar o pé mais fraco para passar, tentar tabelas entre jogadores ou ainda controlar a bola antes de passar.


       Artigos relacionados


bet365

 

 

 

 

Categories: Exercicios

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply leandro cavalcante
4:00 PM on March 3, 2013 
Queria que você me mandasse por onde começar um artigo.
Tô precisando para meu curso de treinador de futebol aqui me Recife.
Agradeço pela atenção!