Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Principio da Interdependencia Volume vs Intensidade

Posted by Valter Correia on June 3, 2012 at 11:15 AM

       Um exercício durante um treino de futebol contém sempre duas variáveis que o identificam ou definem. Uma dessas variáveis, o Volume, define a quantidade de estímulos que o atleta sofre durante o exercício. Por outro lado, a intensidade define a qualidade dos estímulos, ou seja, se o exercício é mais ou menos difícil. 


       O princípio da Interdependência Volume-Intensidade está diretamente ligado ao Princípio da Sobrecarga, pois o aumento limitado das cargas de trabalho é um fator que melhora a performance desportiva do atleta. Esse aumento de cargas de trabalho é feito por conta do volume e devido à intensidade do exercício. Os atletas de alto rendimento, independentemente do desporto praticado, estão referenciados a uma grande intensidade e volume durante o treino, ou seja, estão sujeitos a uma carga de trabalho elevada, mas sempre adequada à fase do treino.


 


       Existe uma relação entre o volume e a intensidade do treino. As duas variáveis estão ligadas entre si, mas o aumento dos estímulos de uma dessas variáveis pode causar a diminuição de estímulos da outra variável. Por exemplo, partindo de um exercício simples, mas que apresenta a variável de volume elevada, e a variável de intensidade baixa, os estímulos desse exercício afetam o atleta mais fisicamente do que psicologicamente, porque obriga a um esforço físico elevado durante o exercício. Por outro lado, um exercício muito intenso, mas com pouco volume de trabalho, é um exercício mais difícil mentalmente. Os estímulos afetam o atleta de forma psicológica, em detrimento da forma física.



        NOTA: As variáveis Volume e Intensidade não são ou não estão explícitas a todos os treinadores, para que possam ser definidas num treino ou numa ação baseada na relação entre as duas variáveis. Respeitando a ética do treino, o atleta nunca deve ser colocado em risco durante o treino, isto se o treinador tiver dúvidas na relação entre estas duas variáveis. Os bons treinadores conseguem distinguir a relação entre a variável volume e a variável intensidade do treino


       Artigos Relacionados


bet365

Categories: Treino

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply XRumerTest
3:50 AM on March 30, 2017 
Hello. And Bye.