Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Exigencias condicionais no futebol de Alto Nivel

Posted by Valter Correia on April 29, 2012 at 5:35 AM



        A estrutura condicional no futebol pode-se definir como interválica e acíclica, sendo que os esforços produzidos tem um caráter descontínuo, de intensidade variável e manifestam-se de forma aleatória. Verifica-se, igualmente, situações de pausa relativa, com recuperações variáveis.

        Segundo Luthanen 81994), os movimentos básicos realizados no futebol são fundamentalmente os remates, as corridas, as saídas rápidas ou sprints, os saltos, as mudanças de direção, as rotações, as fintas, as acelerações e desacelerações. A maior parte destes movimentos realizam-se em distâncias entre os 5 e os 15 metros, nas quais se deve acelerar e desacelerar com alta intensidade.


 

        Numa equipa de futebol profissional, existe a relação entre a qualidade de jogo produzido e a quantidade de ações explosivas de alta intensidade decorridas durante esse mesmo jogo.

        Portanto, é a velocidades elevadas que as ações mais determinantes de realizam durante a partida.


       Cerca de 90% da energia produzida pelo atleta durante uma partida de futebol, é utilizada em movimentos aeróbicos. Não implica que os restantes 10% de energia, gasta em movimentos anaeróbicos, seja menos importante. O metabolismo anaeróbico é muito importante, porque é durante o período desse tipo de movimentos que o jogador realiza as ações mais importantes para a equipa, como acelerações, remates à baliza, disputas de bola, e outras ações caracterizadas pelo metabolismo anaeróbico.


Categories: Treino

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments