Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Os principios de jogo de uma forma simples

Posted by Valter Correia on February 3, 2012 at 6:10 PM

       Encontrei este artigo bastante interessante no site specialolympics.org. O artigo é bastante interessante.



       Princípios simples do jogo

 

       Existem alguns princípios fundamentais de um bom jogo de futebol em equipa que podem ser ensinados a jogadores de todos os níveis. Estes princípios básicos podem ser ensinados em treinos práticos e também apresentando uma condição em treinos de prática de jogo. Uma condição é uma regra artificial que incentiva determinado tipo de jogo. Por exemplo, “Durante os próximos cinco minutos, para treinar os passes, vocês não podem driblar quando receberem a bola.” Cinco princípios-chave e algumas idéias para situações de jogo estão delineados abaixo.


       Princípio nº 1: ajude o jogador com a bola


       O futebol é uma atividade desportiva coletiva.  É essencial que toda a equipa pratique em conjunto. Como técnico, é importante ter muitas opções de jogo para os atletas, além de driblar sozinho. Jogadores iniciantes tendem a parar e assistir o que o jogador com a bola vai fazer. O jogador com a bola precisa de seus colegas de equipe tanto para se mover para um espaço aberto ao alcance do passe ou para pedir a bola.


       Treino de condições de jogo


       Quando um técnico grita “parar”, todos os jogadores devem parar onde estiverem. O técnico então pergunta aos jogadores o que eles poderiam fazer para ajudar o jogador com a bola. Esse jogador então corre para um espaço aberto para receber um passe. Durante uma partida, elogie os jogadores que estiverem apoiando o jogador com a bola.


       Palavras-chave

 

  • Mover-se para ficar livre
  • Pedir a bola


 

       Princípio nº 2: Jogue com segurança por detrás: Passe além da sua metade, não drible


       Quando um jogador tem a bola, ele tem três opções: passar, driblar ou chutar. A pergunta é: o que fazer e quando? Um princípio simples na metade do campo que você defende é jogar de forma “segura e simples.” Normalmente, é mais seguro passar a bola avançando rapidamente pelo campo do que driblar. Se um jogador é obstruído ao driblar perto da própria baliza, o resultado será o golo do adversário.... com frequência.


       Treino de condições de jogo


       Um técnico pode incentivar o jogo seguro instituindo uma condição de passe em dois toques ou sem drible na metade do campo que uma equipe está defendendo. Durante uma partida, elogie os jogadores que fizerem passes ou defesas rápidas.


       Palavras-chave

 

  • Jogue de forma simples
  • Passe por trás

 


       Princípio nº 3: Assuma riscos no ataque: use movimentos de dribles na área de penalty do adversário


       O oposto do princípio 2 se aplica quando você moveu a bola para cima do campo perto da área de penalty do adversário. Este é o momento de incentivar um jogo mais arriscado e incentivar os atacantes a tentar driblar diretamente no gol e bater adversários com fintas e movimentos. É claro que passes precisos também podem funcionar com cruzamentos dos alas na área para atacantes posicionados na área de penalty.


       Treinar condições de jogo


       Os jogadores devem “driblar e chutar” quando estiverem dentro ou próximos da área de penalty do adversário.


       Palavras-chave

 

  • Use seus movimentos
  • Vá para o gol

 


       Princípio nº 4: Use a sua área


       Há muito espaço no campo. Entretanto, as equipes irão falhar com freqüência em usar esse espaço adequadamente. Um dos erros típicos é jogar a bola muito perto do meio do campo onde há uma grande concentração de jogadores da defesa esperando para obstruir ou interceptar. É eficaz jogar a bola em arco aberto para os alas, e atacar os lados do campo antes de se mover em direção à baliza adversária.


       Treino de condições de jogo


       A bola precisa ir até o ala durante o ataque para um golo ser marcado.


       Palavras-chave

 

  • Jogo aberto


 

       Princípio nº 5: Arremesse sempre que você tiver uma boa oportunidade

       Apesar de o futebol ser um jogo de passes, uma vez que o jogador tenha qualquer chance razoável de marcar, ele precisa chutar, mesmo que tenha um outro jogador em melhor posição. Um passe para um colega de equipe pode resultar em uma interceptação ou perda da posse da bola.


       Treino de condições de jogo


       Para incentivar os remates, conceda um ponto para cada remate à baliza que precise ser defendido pelo guarda-redes e três pontos por cada golo.


       Palavras-chave

 

  • Se você tiver chance, chute
   

       Confira alguns artigos relacionados:

 

Categories: Principios de jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments