Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Mito5: Para sermos eficazes, basta que sejamos claros

Posted by Valter Correia on January 26, 2012 at 8:30 AM

       O quarto mito supõe que, a ideia transmitida numa mensagem é o conteúdo da mensagem. O quinto mito da comunicação está relacionado com o quarto, de tal forma que é fundamental que o conteúdo da mensagem seja feito compreender, ou seja, que é transmitido com eficácia se for transmitido com clareza. Mas há também situações em que podemos atingir os nossos objetivos da mensagem transmitida, fazendo o contrário, ou seja, transmitir uma mensagem complicada.

 

       Por exemplo, quando alguém faleceu, e temos de ser nós a transmitir a notícia a alguém querido do falecido, não o vamos fazer de forma exorbitante e dar uma festa. Devemos contar o sucedido de modo suave, de modo a que o conteúdo da mensagem seja interpretado com clareza e com calma, libertando um pouco do peso que a notícia já leva. Por outro lado, se estamos a fazer um discurso a determinada multidão e desejamos transmitir a imagem duma pessoa erudita ou duma pessoa que tem capacidade para determinador lugar, não vamos transmitir uma mensagem simples. Devemos usar conteúdos mais fortes e capazes, e, mesmo que o interlocutor não perceba o conteúdo da preleção, importa a ideia que queremos transmitir, que é a própria imagem.

 

       Podemos ainda ser totalmente claros e genuínos com o conteúdo transmitido. No entanto, o interlocutor, não partilhando a nossa ideia e conhecimento, não compreenderá o conteúdo da mensagem e fará interpretações erradas. Facilemnte nos apercebemos que, quando correm rumores à nossa volta, e nós nos defendemos que é apenas um rumor ou uma cabala contra nós, o nosso redor não interpreta dessa forma e acredita que pelos vistos é mesmo real.

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments