Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Mito2: A relacao entre o conhecimento dos interlocutores e a palavra

Posted by Valter Correia on January 2, 2012 at 6:15 PM

       Quando uma pessoa transmite uma informação através da palavra e o seu recetor a recebe, se este falar a mesma língua, estamos perante o segundo mito da comunicação. O segundo mito indica que palavras têm o mesmo valor comunicacional para todos os indivíduos envolvidos numa conversa, desde que todos eles falem a mesma língua.


        A realidade mostra que as mesmas palavras podem ter significados diferentes, dependendo das experiências e perceções vividas por cada um deles. Nas mais variadas zonas do mundo, diferentes palavras têm diferentes significados. Por exemplo, a palavra vaca têm um significado imenso para os hindus. Para os católicos têm um significado inferior.


 

        Acrescento ainda um exemplo importantíssimo. Quando reparamos numa tabela ou num quadro ou qualquer outra informação que envolva estatística, quase nunca reparamos que os mesmos números e resultados não apontam para a mesma ideia. Introduzindo o futebol nesta ideia, é comum tanto ao adepto ou espetador como ao jornalista, deixar-se levar pelas estatísticas do jogo para definir qual foi a equipa que jogou melhor. É fácil dar conta que uma equipa marcou um golo na única vez que foi à baliza. Mas quando essa mesma equipa consegue faturar várias vezes no mesmo jogo, festejamos tão efusivamente essa vitória que não importa outra coisa, excluindo o facto da mesma ter rematado apenas quatro ou cinco vezes. Da mesma maneira, a percentagem de posse de bola é um argumento e não um facto. Se uma equipa joga com passes simples e mantém o pressing num bloco baixo do terreno, obviamente que a percentagem de posse de bola será superior, mas para quê? Para os números?

        Um facto, são estes exemplos nem sempre passarem ao lado. Mas é um mero dado estatístico que por vezes leva o humilde espetador a acreditar que a sua equipa jogou mal ou bem, quando a equipa jogou exatamente ao contrário.


       Confira alguns artigos relacionados:

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments