Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Mito1: Comunicamos quando decidimos comunicar, conscientemente e deliberadamente

Posted by Valter Correia on December 30, 2011 at 3:15 PM

       Duas das maiores e melhores personalidades mundiais, José Mourinho e Steve Jobs, não só defendem que a equipa que comandam, seja no futebol ou equipa de trabalho, como defendem que o sucesso dos seus jogadores ou trabalhadores depende da comunicação entre eles. E eu acrescento que, dentro de um grupo, não comunicar é pecado.


        Atualmente, aceita-se qualquer tipo de comportamento numa situação interacional é um meio de comunicação. Por muito que um individuo se esforce, é impossível não transmitir uma única mensagem para o recetor. Esteja quieto ou a fazer qualquer coisa, a soar palavras ou em silêncio, influenciam outros que, por sua vez, respondem a essas comunicações, e por isso, o próprio recetor está também a comunicar.




       O que quer isto dizer? É impossível não comunicar. A ausência da palavra ou fazer caso a alguém que está ao lado não constitui uma forma não comunicacional, pois quem está ao lado apercebe-se que não é o momento correto para iniciar uma conversa e por isso, recebeu a mensagem, ou seja, o indivíduo comunicou.


       Este conceito aplica-se imenso ao futebol. Dentro das quatro linhas, se a equipa não comunicar, não joga como equipa, e isso baixa as hipóteses de vitória no fim da partida. Mesmo na empresa ou no emprego, se dois sujeitos não comunicam corretamente entre si, é muito provável que a produção irá baixar, levando custos para a empresa e para os colegas


       Confira alguns artigos relacionados:


 


Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments