Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Acoes tecnico-taticas ofensivas coletivas: combinacoes

Posted by Valter Correia on December 27, 2011 at 10:15 AM

         Atualmente, o futebol é visto como um desporto onde a organização tática é a base para o sucesso, e o treino procura melhorar todos os dias a organização tática da equipa. Ao preparar uma equipa de futebol e ao elaborar um modelo de jogo, um treinador de futebol deve sempre ter em conta o peso das combinações táticas como base fundamental para a organização da equipa. As combinações táticas definem-se pelo trabalho em equipa de dois ou mais atacantes, objetivando a rotura da organização defensiva do adversário ou para a colocação livre de um colega de equipa.


 

        1. Combinações simples (combinações a dois ou passa e corre)


       As combinações simples, são geralmente usadas por dois jogadores contra um adversário apenas. Através dum passe, ambos os jogadores criam duas linhas, uma de progressão sem bola e uma de condução de bola, obrigando o adversário a fazer uma escolha. Se o adversário escolher o que tem a bola, o portador da bola pode devolvê-la. E se o defendor decidir marcar o jogador que não tem a bola, o portador da bola tem espaço livre para progredir com a mesma. O que acontece durante este tipo de combinação?

 

  • O portador da bola concentra a ação e atenção do adversário direto;
  • Dedide se vai passar a bola para o companheiro em apoio
  • Se passar a bola, desmarca-se para um espaço livre; caso contrário, não havendo a ligação dos dois companheiros através do passe, progride com a bola ou finaliza




       2. Combinações diretas (combinações a dois passa, corre e recebe)


       Este tipo de combinações é mais complexo do que as combinações simples e ocorrem em situações de dois jogadores contra dois da equipa adversária. Geralmente, ocorrem na faixa do meio-campo, durante a construção do processo ofensivo, principalmente quando a equipa acelera o ritmo de jogo. O objetivo principal não é iludir ou fazer confusão a um adversário, mas ultrapassar rapidamente os dois de forma imprevisível. O primeiro portador passa a bola, e recebe a mesma logo a seguir após fazer uma movimentação para um espaço não ocupado por um adversário. Assim se sucede o movimento através uma representação gráfica:

  • O Portador da bola fixa a atenção e a ação do adversário direto;
  • Executa, num momento oportuno, um passe para um companheiro em apoio;
  • Desmarca-se em ruptura, de imediato, para um espaço livre onde receberá a bola do companheiro que participou na combinação entre os dois.




 

        3. Combinações indiretas (combinações a três)


      Este é o modelo ideal de combinações entre jogadores da mesma equipa que uma equipa de futebol deve ser capaz de realizar em campo. Se em primeiro lugar, as combinações simples estão bem estudadas, e em segundo lugar as combinações diretas também estão bem estudadas, em terceiro lugar surge uma "combinação de combinações". As combinações indiretas são praticadas pelas equipas, tanto para ultrapassar adversários diretos o mais rapidamente possível, como para iludir os adversários. Servem também para poscionar os atacantes envolventes nessas combinações em posições mais adquadas, como livres de marcação ou em espaços livres para explorar. O que acontece nessas situações:

  • O portador da bola, como nas outras combinações, fixa a atenção e a ação do adversário direto;
  • Executa, no momento correto, um passe para um companheiro em apoio e desmarca-se para um espaço livre.
  • O novo portador da bola, não a devolve para o antigo portador, mas para um terceiro companheiro, que surge desmarcado  numa posição favorável para a continuação da jogada. O movimento do terceiro jogador é indireto do movimento do primeiro portador da bola.




bet365

Categories: Acoes tecnico-taticas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments