Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Acoes tecnico-taticas ofensivas coletivas: desmarcacao

Posted by Valter Correia on November 6, 2011 at 11:30 AM

       Quando entramos num café ou num bar para ver um jogo, mesmo que a equipa esteja a jogar bem, não faltam críticos aos jogadores, cada um com a sua ideia de jogo.  Entre essas criticas, uma das mais frequentes está relacionada com as desmarcações. Mas, o que são desmarcações?

       As desmarcações são ações de deslocamento efetuadas pelos atacantes, com o objetivo de:

 

  • Criar, ocupar e usar espaços de jogo;
  • Colocar colegas de equipa livres de oposição;
  • Manter a iniciativa da equipa, cansando os adversários física e psicologicamente
  • Procurar romper a organização adversária da equipa

 

       

       Cumprir esses objetivos, requer, por parte dos jogadores e da equipa, uma movimentação constante e de forma coordenada. Assim, os atacantes procuram romper a organização da equipa adversária através de desmacações em rotura, enquanto outros mantem a estabilidade da própria equipa com deslocamentos de equilíbrio, apoio e cobertura.

 

       As desmarcações podem ser classificadas quanto à forma e quanto ao tipo. As formas das desmacações resultam do relacionamento entre as trajetórias desses movimentos e a linha de fundo. O tipo de desmarcações são as relações estabelecidas entre os deslocamentos efetuados e os objetivos próximos, perspetivados pelos jogadores.

 

       As formas de desmarcações 


       Segundo autores como Teissie (1970), Queiroz (1983) e Castelo (1994 e 1996), existem três formas diferentes e fundamentais de fazer as desmacações:

  1. Desmarcações frontais ou diretas - desmacações cujas trajetórias percorrem o mesmo flanco  terreno;
  2. Desmarcações diagonais ou indiretas - as trajetórias das desmacações realizam-se transversalmente, ou seja, irigem-se para outro corredor de jogo
  3. Desmarcações circulares ou complexas - sao desmarcações com trajetórias circulares ou indefinidas, e que se dirigem para outros corredores de jogo


       Os tipos de desmacações


       Existem referências nas relações entre os deslocamentos efetuados e os objetivo próximos perspetivados pelos jogadores:

  • Desmarcações de apoio: desmarcações efetuadas pelos atacantes com o objetivo de apoiarem o companheiro em posse de bola. Caraterizam-se pelos deslocamentos de aproximação ao portador da bola, proporcionando opções seguras e assegurando um dos objetivos fundamentais do ataque, que é a manutençao da posse de bola.

       Existem três tipos de desmarcações de apoio: desmarcação de apoio frontal, desmarcação de apoio à retaguarda (cobertura) e desmarcação de apoio lateral

  • Desmarcações de rotura: são desmarcações em direção à baliza adversária, com o objetivo de assegurar ou criar condições favoráveis à progessão da equipa no terreno de jogo e/ou à finalização
  • Desmarcações de equilíbrio: São as desmarcações efetuadas pelos atacantes que não estão diretamente ou momentaneamente envolvidos no processo ofensivo da sua equipa, ou seja, mantem o equilíbrio defensivo. O objetivo é restringir espaços aos adversários que não estão empenhados no processo defensivo da sua equipa.



       Prinípios de Orientação das desmarcações

 

  • Reagir rapidamente à situação de recuperação de posse de bola. É importante, para os jogadores da equipa que acabou de recuperar a posse da bola, responderem rapidamente e sem hesitações a estas quatro questões:
  • Quem? - Todos os jogadores da equipa:
  • Quando? - No momento em que a equipa recupera a posse de bola;
  • Onde? - Em qualquer zona do campo;
  • Como? - Ocupando lugares apropriados, de forma a oferecer ao portador da bola confiança e linhas de passe seguras.

 

       Não menos importante, existem comportamentos que os jogadores devem ter quando realizam desmarcações. Devem ser rápidos, manter um carater explosivo, com simulações e mudanças de ritmo e de direção, surpreendendo e iludindo os adversários.

  • A orientação do conjunto de ações de desmacação, para os objetivos de:
  • Manutenção da posse de bola, com desmarcações de apoio e equilíbrio
  • Progressão da ação ofensiva e/ou rotura da oeganização defensiva adversária, com desmarcações de apoio a frente da linmha da bola e de rotura;
  • Equilíbrio da organização da própria equipa, usando desmarcações de equilíbrio.


       Conclusão

 

  • Os que estão mais próximos da bola, devem movimentar-se preferencialmente em direção ao portador da bola, proporcionando opções seguras para a manutenção da posse de bola. A referência deste conjunto de jogadores é, portanto, o portador da bola.
  • Outros, os que estão mais recuados, devem movimentar-se em direção aos adversários que ficam adiantados no terreno, garantindo o equilíbrio defensivo da equipa. Portanto, a referência são esses adversários.
  • Por fim, outros jogadores devem deslocar-se em rotura, quer em largura, quer em profundidade, criando as condições necessárias à progressão do centro de jogo e à criação de situações de finalização. a referência destes jogadores é a baliza adversária, os companheiros, os adversários e o portador da bola.


       A movimentação da bola implica sempre uma movimentação coordenada de todos os atacantes de forma a reconstituírem as ligações entre vários setores da equipa, o que implica:

  • Os atacantes nunca podem estar parados;
  • O espaço deixado livre por um atacante deve ser ocupado imediatamente por um colega de equipa;
  • O portador da bola, após passá-la, deve movimentar-se e apoiar o novo portador da bola, procurando romper o equilíbrio defensivo da equipa contrária.


       As ações de desmarcação são sempre válidas, mesmo que os jogadores que as efetuam não recebam a bola. Além de cansarem psicologicamente e fisicamente os adversários, contribuem para criar espaços utilizáveis por outros companheiros e desorganizar o sistema defensivo adversário


       Artigos relacionados:

 

 


Categories: Acoes tecnico-taticas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments