Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Teoria de Claude Bayer

Posted by Valter Correia on April 26, 2011 at 6:55 PM

 


       Um jogo de futebol é composto por duas equipas de 11 jogadores que disputam uma bola, procurando fazer o golo. Mas a presença dos jogadores dentro de campo não garante que seja uma partida de futebol. Para que isso ocorra, cada jogador deve com os colegas de equipa e contra os adversários. É um desporto coletivo, que cada vez mais surgem estudiosos que procuram novas formas de rendimento.

       Claude Bayer é um autor francês que desenvolve uma teoria de ensino para desportos coletivos. Segundo ele, as modalidades coletivas tem uma lógica central em comum, expressa pelos princípios operacionais dos desportos coletivos, que determinam as diretrizes táticas aplicadas às referidas modalidades. Para o autor, existem 6 princípios Operacionais, divididos entre princípios operacionais defensivos e princípios operacionais ofensivos.


     1. Princípios operacionais ofensivos


       1.1 Manutenção da posse de bola - No futebol, o golo não acontece por acaso. Antes de levar a bola até à baliza adversária, é preciso ter a sua posse. A manutenção cuidada da posse de bola, não só eleva a capacidade de condução da mesma até à baliza adversária, como o adversário é obrigado a jogar em reação para conseguir recuperar a sua posse


       1.2 Progressão até ao campo adversário - Logicamente, se a baliza está no campo adversário, é até no espaço adversário para onde a equipa deve transportar a bola. Como só é possível fazer ponto se a bola for ao encontro da baliza, então é preciso fazer a bola chegar até perto da baliza para tentar fazer o golo.


       1.3 Finalização - é considerada uma das três etapas do processo ofensivo. É a etapa mais curta, mas que apenas se concretiza se as duas outras etapas forem bem realizadas. Apenas 2% do processo ofensivo termina com o remate à baliza por parte de uma equipa


        2. Princípios Operacionais defensivos


       2.1 Recuperação da posse de bola - ao mesmo tempo que é fundamental circular a bola de forma eficaz para encontrar espaços e caminhos até à baliza adversária, é tambem muito importante deixar que o adversário não o faça. Quanto mais depressa a recuperação da bola for feita, menos tempo terá o adversário para tentar chegar à baliza defensidda pela equipa

       2.2 Contenção do Avanço adversário - o adversário não pode avançar no terreno, nunca! Não quer dizer que não o consiga fazer, mas se avançar no terreno o menos possível, menores serão as oportunidades que dispõe para tentar fazer o golo


       2.3 Defesa da meta - A meta é o espaço mais importante do campo. No futebol e no futebol de salºao, é a baliza. No basquetebol, é o cesto, e por aí fora. Qualquer equipa deve ter o caminho para a própria meta sempre fechado.



       Esta teoria explica que através de diferentes desportos coletivos, podem-se ensinar conceitos comuns que podem ser aplicados dentro das especificidade de alguma modalidade em especial. Assim, o autor apresenta o conceito de Tranfert, ou seja, tanferência de habilidades e sentidos de acções entre modalidades coletivas. Por outras palavras, as experiências passadas deixam no aprendizado uma determinada influência, além que este conhecimento pode interferir em alguma modalidade praticada mais tarde.

 


       Segundo Bayer, existem dois tipos de transfert:

  • transfert pró-ativo - aprendizagem anterior modifica aprendizagem presente
  • transfert retroativo - a aprendizagem atual modifica os hábitos adquiridos anteriormente


       O treino de futebol, como base para o sucesso da forma de jogar da equipa, pode ou deve ser visto desta forma: primeiro, ensinar os jogadores aquilo que o treinador quer para a equipa (Transfert Pró-ativo). Depois, treinar os conhecimentos adquiridos, ou por outras palavras, praticar o que foi aprendido anteriormente (Transfert Retroativo)


       Artigos de Interesse





Categories: Processo defensivo e ofensivo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply getulio pinto sampaio
1:33 PM on December 12, 2014 
excelente artigo. formação getulio treinador profissional de futebol, e bacharelando em educação física.