Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

10 dicas para organizar o trabalho de treinador

Posted by Valter Correia on August 29, 2014 at 10:30 AM

 

Muito se fala em organização tática por este mundo fora, mas há outras coisas que também fazem parte do trabalho do treinador. No treino por exemplo, já não se fala tanto como a organização tática, e no saber pensar ou saber organizar o trabalho, menos ainda. Mas todos os fatores são importantes para o sucesso do treinador, e se um destes falhar, os outros estão comprometidos, pelo menos em parte.

Caro leitor, se você é treinador, alguma vez pensou em como pode organizar o seu trabalho da melhor forma possível, com vista a aumentar o rendimento do seu trabalho, ou os seus resultados? Confira algumas dicas importantes para conseguir melhorar os seus resultados.


 

     1.Saiba estudar


       Estudar muito nem sempre é sinónimo de estudar bem. Por vezes, aquilo que estudamos não tem nada relacionado com aquilo que precisamos enfrentar. Por exemplo, de que serve um olheiro estudar uma disciplina que nada tem a ver com a análise do jogo? É uma perca de tempo, que podia ser usado para outras coisas mais importantes. Para quem trabalha no futebol, o melhor que deve fazer é manter-se atualizado em assuntos que dizem respeito ao futebol, para não ser deixado passar à frente por outros colegas da área. Ao longo do tempo, vamos juntar livros acerca futebol num só sítio, aqui no nosso espaço, para criar uma grande base de dados de fontes de estudo. Confira


     2.Tenha sempre um bloco de notas e uma caneta no bolso


       Certamente que todos nós, por vezes, temos alguma ideia excelente para melhorar o nosso trabalho, e nunca mais nos lembramos dessa ideia. Ou então, quando nos lembramos, já é tarde, já alguém ficou à nossa frente ou já passou a oportunidade de a utilizar. Porque não andamos sempre com um bloco de notas no bolso, e anotámos as ideias que nos surgem? Por vezes, a meio de uma conversa formal, um colega nos diz algo que nos faz pensar numa ideia importante. Então podemos anotar essa ideia. Pensamos várias vezes ao dia, refletimos imenso, e ter um bloco de notas para anotar as nossas brilhantes ideias é como ter um amigo sempre ao nosso lado


     3.Tenha objetivos bem definidos invés de muitos objetivos


       Pare, e pense: quais são os seus objetivos para curto, médio e longo prazo? São muitos ou são apenas os que considera importantes? Saber trabalhar com a mente é uma caraterística que muitas pessoas não tem, logo, definir os objetivos é algo que muita gente não sabe. Qual é a sua ideia, é ter muitos objetivos, ou objetivos que considera realistas para realizar? Se tem muitos, provavelmente não irá cumprir todos, logo, sentirá fracassado e desmotivado para continuar. Ninguém consegue fazer tudo ao mesmo tempo. Seja profissional nesse aspeto.




     4.Tenha um hobbie


       Só existe uma forma de desligar do stress: ter um hobbie. Seja cozinhar, passear, escrever, navegar na net ou outra coisa qualquer, todos nós temos aquele passatempo favorito e de que gostamos muito de fazer. E de facto, de tempos a tempos, fazer algo que gostamos, sem responsabilidades, sem nada a perder, sem nada a ganhar, mas que fazemos apenas porque gostamos, é um excelente meio de relaxar a mente. E mente relaxada, trabalha mais e melhor. Se não tem um hobbie, arranje agora um, mas que seja desligado do seu trabalho do treinador. Mesmo que não encontre o seu hobbie agora, vá experimentando coisas diferentes até encontrar o que gosta de fazer.


     5.Ler, ler, ler


       Se não gosta de ler, não sabe o que está a perder, por duas razões. Em primeiro, ler é uma das melhores formas de aprender, porque quando lemos, estamos a recolher informação de alguém que já escreveu, ou seja,está a recuperar feedback de alguém com grande experiência na área. Não é por acaso que o primeiro parágrafo deste artigo, tem como títulos saiba estudar. Ler, é um excelente meio de estudar. E em segundo lugar, quem está habituado a ler, processa a informação mais rapidamente, porque tem ideias mais organizadas e é também uma pessoa mais criativa. A maior parte do conhecimento que os grandes treinadores adquirem, não vem de cursos, mas de leitura. Refiro conhecimento e não experiência.


     6.Ter material de trabalho


       Ninguém vai produzir o máximo sem ter o seu material de trabalho, seja em que profissão for. O treinador, também. Em escalões extremamente pequenos, vemos treinadores que não tem uma mala de trabalho, não anotam nada para depois, não anotam erros a corrigir nem tem uma ficha para organizar o trabalho. Com os grandes treinadores, isso não acontece com os grandes treinadores, porque tem excelente material para trabalhar. Não estou a falar das condições de treino, mas de pranchetas e dossiers de treinador. A SportsTraining por exemplo, dispõe de excelentes quadros magnéticos, adaptados a treinadores de futebol e futsal. Imagine isto: está a tentar desenhar um exercício. É mais fácil imaginá-lo a olhar para o campo, ou a olhar para uma prancheta?




     7.Converse com outros treinadores


       Sabemos que existem guerras entre treinadores, mas também sabemos que isso não trás vantagem nenhuma. Pelo contrário, falar de futebol, tem muitas mais vantagens. Cursos apenas dão bases. Livros trazem a teoria, que é a base do conhecimento. Mas apenas a experiência de outros treinadores ou a prática nos pode dar mais experiência. Por vezes, trabalhar ao longo do tempo nem sempre nos dá a experiência que precisamos, porque não somos capazes de interpretar as situações que nos surgem. Conversar com outros treinadores, trocando experiencia, é um meio bem melhor de melhorar como sábio do futebol.


     8.Seja rigoroso com o trabalho, não faça apenas por fazer


       Se não tiver paixão pelo trabalho que faz, isso é mau. Ou se preferir, péssimo. Faça com gosto, não faça por fazer. A qualidade do trabalho não é a mesma. Deixo para refletir.


     9.O dinheiro vem depois do trabalho. Antes, só no dicionário.


       Muitos treinadores escolhem o clube pelo dinheiro que o contrato lhes oferece, não pela carreira. Mas há também aqueles que preferem a carreira ao dinheiro, e acabam por ganhar bem mais, porque sobem na carreira. É como colocar o golo à frente do trabalho, ou seja, querer marcar golo sem ter uma forma de chegar perto da baliza com sucesso. Sei que por vezes, o dinheiro fala mais alto, porque há contas a pagar, mas, o conhecimento, não pode ser desvalorizado, nunca.


     10.Sem medo, asério.


       Ter medo é um excelente meio para a frustração. Não ter medo é um excelente meio para o sucesso. E ter medo para chegar ao sucesso é uma equação muito complicada de se resolver. A sociedade sempre nos fala em ter cuidado com a vida, mas são poucos que nos falam em coragem. Nascemos com medo, mas precisamos resolver esse problema. Se tem medo, enfrente desafios, cada vez mais complicados. O medo só desaparece quando se faz as coisas com rotina, como sendo tarefas normais, E realmente passam a sê-lo. Busque desafios, enfrente desafios. E o maior desafio para enfrentar é você mesmo. Comece agora.


        Mais:


bet365



Categories: Resenhas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments