Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

4 Ideias que podem mudar as nossas vidas

Posted by Valter Correia on June 10, 2014 at 3:20 PM

 "Acho que sou o melhor treinador do Mundo. Mas isso só vou poder justificar quando ganhar a Champions. Como nunca ganhei, para as pessoas nunca poderei ser o melhor. Mas para mim sou” – Fonte: Jornal Record. Estas afirmações, pertencem a Jorge Jesus, e demonstram na sua naturalidade, aquilo que é a autoconfiança, que todos nós deveríamos ter. Prefiro bem mais ouvir algo como “Para mim sou o melhor”, do que “Não sei se algum dia vou ganhar alguma coisa”.


     Ser humildade


       Existe uma grande diferença entre as duas expressões. A primeira é uma expressão de um vencedor, e a segunda, é uma expressão de um perdedor. Hoje, já não se trabalha com honra, nem com honestidade, como antigamente. E muito se fala em humildade no futebol, mas eu não acredito que essa seja uma caraterística de um campeão, principalmente nos tempos atuais. Transmitir humildade é bem diferente de ser humilde. Transmitir humildade, como mostrar ser boa pessoa, ajudar, dizer que a equipa é mais importante que o jogador, etc, contribui muito mais para a imagem do jogador ou treinador, e consequente apoio da massa associativa do que ser humilde, como ficar num canto encostado, dar espaço aos colegas para treinar e não se treinar a si mesmo. Claro está, ser demasiado humilde, no sentido de fazer favores a colegas e membros do staff, ou favores ao clube, para que os outros ganhem crédito sem receber nada em troca, esse género de humildade dificilmente leva alguém a patamares superiores. É a essa humildade que eu me refiro.




     Ter ego elevado


       Ouço muita gente a criticar o ego elevado de José Mourinho e do Jorge Jesus, por exemplo. Provavelmente, estes dois treinadores demonstram esse tipo de sentimento, após terem feito tanto trabalho focados em objetivos que consideram importantes, como serem campeões. Possuir ego elevado é uma consequência de ter autoestima elevada. Não é mais do que acreditar em si mesmo, e não ter medo de mostrar ao mundo que acredita em si.


       Agora vou fazer uma pergunta: é errado, ter um ego elevado? Cada um saberá a sua resposta. Todos nós temos opiniões diferentes, porque dependemos daquilo que vivemos no passado, do que aprendemos, com quem lidamos e das oportunidades que surgiram. Até mesmo a nossa vontade de lutar ou não por determinada situação tem influência naquilo que hoje somos e seremos amanhã. Enquanto isso, ter ego elevado, ou seja, defender a própria personalidade, defender as ideias, lutar para que acreditem naquilo que acreditamos, essa é uma das leis que levam o ser humano em frente, que o obrigam a ser mais forte. No mundo animal, não há nenhuma outra espécie que demonstre esta caraterística como o ser humano.


     Ser realista


       Honestamente, não gosto quando as pessoas dizem que não estão a ser pessimistas, mas realistas. Expressões como “Sou pobre e nunca vou conseguir ter dinheiro. Não estou a ser pessimista, mas a ser realista.”, são expressões de pessoas que não são realistas, mas que tem autoestima baixa. Então, por esta expressão, há pobres que não ficam ricos mais tarde? Ronaldo, nasceu pobre, mas tornou-se rico, não foi?


       Por favor, não caiam no erro de acreditarem ser realistas. O mundo está em constante mudança, e o que é hoje realidade, amanhã não é. Mesmo que estejamos certos hoje, amanhã estamos errados. Mesmo que consigamos compreender a realidade hoje, amanhã tudo muda. E a maior parte das pessoas, não viveu situações suficientes para ser capaz de distinguir o que acontece na realidade. Um treinador precisa atualizar-se constantemente, para que não fique atrasado dentro da realidade do futebol. E não existe nenhum treinador que faça a sua equipa vencer todos os jogos, porque não há nenhum treinador que conhece 100% da realidade do futebol




     Criatividade


       Rotinas nunca são de desprezar nas nossas tarefas diárias, principalmente se somos hábeis em fazer algo rotinado. Porém, nem todas as situações pedem o mesmo tipo de resposta ou a mesma solução para fazer face ao problema que aparece. Podemos ser hábeis a escrever, mas nunca vamos escrever o mesmo texto, vezes sem conta. Podemos ser hábeis a esculpir uma estátua, mas um artista de sucesso nunca esculpiu duas estátuas iguais.


       Pessoalmente, não acredito muito que a vida possa ser feita de hábitos. Acredito mais que, a vida pode ser feita de ideias que levam a hábitos. Trabalhamos objetivos, movidos por valores. Os jogadores realizam ações técnico-táticas, comuns a todos os jogadores, como ferramenta para aplicar o modelo de jogo da sua equipa, equivale a rotinas. Quanto mais treinarem cada uma dessas ações, mas rápidos são a fazê-las, seja a pensar ou a fazer. Quanto ao modelo de jogo, que difere de equipa para equipa,  é uma ideia de jogo. Mesmo o próprio modelo de jogo, é uma ferramenta para organizar uma equipa, sendo ele mesmo organizado pelos princípios que lhe dão forma, e pelas ideias que o treinador tem.


       Precisamos ser criativos, desenvolver, evoluir, experimentar. Pep Guardiola levou o FC Barcelona a vencer praticamente tudo, desenvolvendo a sua filosofia, dos espaços e da posse de bola, como forma de fazer os jogadores sobressaírem técnica e táticamente. São ideias que movem o mundo, e é justamente por isso que precisamos ser criativos.

 

       Mais artigos


 

bet365



Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments