Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Organizacao tatica para iniciantes

Posted by Valter Correia on April 6, 2014 at 1:45 PM

        Entre outras habilidades, ser capaz de ler o jogo é fundamental para qualquer treinador. Se por alguma razão, grandes treinadores constroem equipas de sucesso, parte desse sucesso se deve à capacidade de análise tática que possuem. Como é lógico, precisamos conhecer a teoria, que nos explica o que acontece no jogo, para que depois possamos distinguir quais são as situações que se sucedem no jogo. Uma equipa tem mais probabilidades de vencer se é organizada, e no futebol, a organização tática é a raiz para a organização de uma equipa.


       Os momentos de jogo


       No futebol, precisamos de atacar muitas vezes para marcar um golo, e podemos cometer apenas um erro para sofrer um golo. Atualmente, são considerados cinco momentos de jogo: organização ofensiva, transição defensiva, organização defensiva, transição ofensiva e bolas paradas. Não é possível prever a ordem destes momentos durante a partida, mas aconselho que, quando fizerem os relatórios de jogo, que o façam com os momentos de forma organizada, pois facilita imenso a leitura do relatório. Quando lemos um relatório organizado, imaginar como a equipa se comporta no campo entre os momentos de jogo torna-se muito mais fácil.




       Organização ofensiva


       Este momento acontece quando a equipa já se movimentou para zonas ofensivas e procura criar espaços para finalizar ou cruzar. Geralmente, notamos este momento quando a equipa está a trocar a bola numa zona muito alta do terreno ou quando se prepara para finalizar após um contra-ataque bem efetuado.


       Transição defensiva


       Independentemente da forma como a equipa reage á bola, este momento inicia sempre que a equipa perde a posse de bola. A própria reação à perca da bola é uma das caraterísticas que podemos notar na transição ofensiva, assim como movimentações, marcações a jogadores adversários, e zonas que são (ou não) imediatamente ocupadas.




       Momento defensivo


       Precisamos atacar muitas vezes, mas para sofrer um golo, precisamos apenas de cometer um erro. Neste ponto de vista, atacar é difícil, mas defender exige concentração e responsabilidade. A organização defensiva dá-se quando a equipa já recuperou as suas posições e ocupa os espaços vitais para a organização ofensiva adversária, assim como procura recuperar a posse de bola e/ou impedir o adversário de rematar à baliza.


       Transição ofensiva


       Independentemente da velocidade da reação e/ou movimentação da equipa, este momento inicia quando a equipa recupera a posse de bola e procura zonas vitais para atacar. Tanto a transição defensiva como a transição ofensiva, são dois momentos extremamente importantes, pois são nestes momentos que a equipa se movimenta para os espaços que considera vitais. Dependendo da situação, por vezes é importante segurar a bola por alguns segundos, e em outras situações, levá-la o mais rapidamente para a baliza, é o mais importante.


       Bolas paradas


       Entendemos bolas paradas, como todas as situações que envolvem livres, cantos, lançamentos laterais e pontapés de baliza. Estes lances tem uma vantagem em particular, quando em relação aos restantes lances: há tempo para preparar jogadas estudadas no treino, que nem sempre é possível num lance de jogo corrido.

 

       Como escrevi na introdução, o artigo seria simples e rápido. Foi escrito a pensar em parte para iniciantes, assim como o nosso guia de treino o foi, mas relembrar, nunca é demais.

 

       Mais



 

bet365

 


Categories: Observacao e análise

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments