Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Descubra o que sao e como usar no treino, as pistas falsas de tempo!

Posted by Valter Correia on January 24, 2014 at 10:40 AM

 Neste momento, a periodização tática, criada por Vítor Frade e que pode ser melhor compreendida aqui, "domina" o futebol, uma vez que são imensos os treinadores que adotaram este método de treino para desenvolver as suas equipas. Foi, sem dúvida, um grande passo para o desenvolvimento desportivo. No entanto, todos nós identificamos um problema que está a crescer cada vez mais nos tempos modernos e que a periodização tática nem sempre resolve: "vedetismo". De facto, jovens jogadores são mal orientados ou não são disciplinados o suficiente, seja para estar na estar na sociedade ou no treino e/ou jogo. É necessário, sem dúvida alguma, arranjar formas de combater este problema, uma vez que, muitos jovens, quando sobem à equipa principal, estão mais interessados nas mulheres ou dinheiro do que em ajudar o clube a crescer.


       Este é, de facto, um problema muito grande, e que precisamos de combater. O treino não é uma das melhores formas de o fazer, porque nem sempre os jogadores dão o máximo no treino. Para isso, precisamos de incentivar os jogadores, de os fazer ter interesse pelo treino, principalmente enquanto ainda são novos. Por experiência própria, jogadores com 10,11, ou 12 anos, por vezes, já começam a faltar ao respeito aos treinadores e encarregados do treino. O interesse dos atletas pelo treino deve ser desenvolvido ainda desce cedo, para que quando mais velhos, os jogadores estejam habituados a pensar em evoluir em vez de brincar. Resta a questão: como fazer isso?




       Este artigo não explica como gerar interesse dos atletas pelo treino, mas sim, uma ferramenta para fazer os jogadores dar mais. O interesse dos atletas não se desenvolve de um momento para o outro. Leva tempo, e as pistas falsas do tempo são uma excelente ferramenta para treinar os atletas e para os manter concentrados. Apresento, então, as pistas falsas de tempo.


       O que são pistas falsas do tempo?

       Pistas falsas do tempo, sem palavras difíceis, são truques psicológicos para enganar os jogadores. Com palavras mais difíceis, as pistas falsas do tempo são usadas para criar uma falsa sensação, equivalendo a uma ordem que trabalhará sob o inconsciente do atleta. Quando lançámos uma pista falda do tempo, o jogador acredita que tem um limite pelo qual deve dar o máximo, caso contrário ficará penalizado. Por outras palavras, as pistas falsas do tempo são afirmações breves, que induzem que as tarefas precisam ser rápidas ou que algo vai acontecer em breve.

       Quem nunca ouvir um pai dizer a um filho, num supermercado: "Tens 10 segundos para arrumar isso" ou então numa festa em que a criança se esteja a comportar mal: "Pára quieto ou vamos já para casa"? Todos nós, em algum momento das nossas vidas, já usámos pistas falsas do tempo sem dar conta disso, sem sequer saber qual é o valor destas afirmações e como as podemos utilizar para comandar um grupo.


     Como usar as pistas falsas do tempo, durante o treino?

       Vamos supor, que durante um treino, os jogadores (numa academia de futebol por exemplo) não estão a realizar o pretendido, porque estão distraídos com a brincadeira. Gritar, acalmará a brincadeira, mas não lhes pede que o exercício seja realizado em condições. Explicar-lhes o exercício não é a melhor solução, porque eles sabem o que tem que fazer, mas não fazem porque lhes apetece brincar. Nesse caso, vamos usar uma pista falsa do tempo e fazê-los acreditar que tem de dar o máximo: "Tem dois minutos para fazer este exercício em condições". Na mente do atleta, surge a ideia que tem que fazer bem o exercício. Eu mesmo testemunhei em várias ocasiões, o quanto vale usar as pistas falsas do tempo para os miúdos pequenos deixarem de brincar e tentar fazer bem o exercício.

       Podemos também acrescentar um castigo caso os jogadores estejam mesmo a abusar e não deixem de brincar, tal como: "Tem dois minutos para fazer o exercício ou correm à volta do campo". Já para um grupo sénior, cheio de vedetas: "Tem dois minutos para fazer bem o exercício ou levam multa." Sempre indique um castigo em que os jogadores se sintam penalizados caso não não cumpram as regras, mas que não seja exagerado.



     Quais são as vantagens?

       Usar uma pista falsa do tempo, por norma, significa o mesmo que "Ou fazes o exercício ou levas castigo. Vamos supor que desenhamos um exercício que ocupa um espaço de 10x10 metros. O conceito do espaço, é a ideia de criar um limite para que os jogadores enfrentem dificuldades e treinem obrigatoriamente. As pistas falsas do tempo utilizam o mesmo conceito, em que existe um limite na mente do jogador. As pessoas, quando tem um desafio em frente, são mais concentradas, nem agem por repúdio. Na verdade, perante desafios, as pessoas tentam resolvê-los mais rapidamente. Isto significa que, com pistas falsas do tempo, os jogadores são desafiados a estar concentrados e a treinar o melhor que conseguirem. Esta é a principal vantagem das pistas falsas do tempo no treino: obrigar os jogadores a se concentrarem.

     Exemplos de pistas falsas do tempo


        Utilize as pistas falsas do tempo para:


  • Desafiar os jogadores a dar o máximo (Temos dois minutos para....; Tem x tempo para fazer ponto... ; Que grupo acaba primeiro....; Quem faz mais em dois minutos; etc)
  • Dar ordens (Dou 10 segundos para arrumar as bolas; Vou contar até x para chegarem aqui)
  • Orientar (Tens x tempo para apoiar o teu colega... )


       Não utilize as pistas falsas de tempo:


  • Em demasia, para não os deixar criar hábitos de as ouvir
  • Como a única forma de dar ordens aos jogadores


       Caros leitores e amigos, isto é psicologia, e é tão simples.


       Confira os seguintes artigos


bet365


 


Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments