Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Qual a diferenca entre observacao direta e observacao indireta?

Posted by Valter Correia on January 4, 2014 at 4:05 PM

        Iniciando este novo ano, vamos rever qual é a verdadeira importância da observação do jogo, e o quanto isso é interessante. Por exemplo, para sabermos como vai jogar o próximo adversário, precisámos observá-lo, e essa parte fica para o departamento de scouting. Para saber se a nossa equipa está a jogar bem em todos os momentos, precisámos observá-la, e essa parte, fica também para o departamento de scouting. Atualmente, por falta de condições financeiras, ou por "inteligência" de algumas gerências, existem vários clubes em que o departamento de scouting não está disponível. Vamos então, rever um pouco do trabalho efetuado num departamento de scouting, e compreender porque razão, deveria existir um destes em todos os clubes de futebol e dos vários desportos.


       Para qualquer departamento de observação, precisámos sempre de pessoas capazes de fazer a leitura de jogo. A capacidade do observador em obter informação correta ou errada, tem um peso muito elevado na organização da equipa, uma vez que, se o observador cometer erros na leitura de jogo e fornecer informações erradas ao treinador, este preparará mal a equipa, o que pode traduzir-se como uma derrota. Desta feita, é extremamente importante que haja métodos de observação capazes de analisar bem qualquer equipa. Então, quais são esses métodos? Atualmente, podemos classificar três métodos gerais para observar qualquer equipa: observação direta, observação indireta e observação mista.




       O que é observação direta?

       Se você não é treinador, com certeza já visitou um estádio para ver a sua equipa favorita. Isso quer dizer que o leitor fez observação direta, ou seja, observou a sua equipa por completo, ao vivo, retirando todos os pormenores. Existe uma vantagem muito grande na observação direta, que passa pela possibilidade de observar todos os pormenores, desde o tamanho do campo, o ambiente, o relvado, assim como todos os pormenores táticos que pretendemos observar. Podemos observar um jogador em particular, algo que nem sempre é permitido ao rever os vídeos de um jogo de futebol.

       Pessoalmente, gosto muito deste tipo de observação, não só porque posso observar o setor do campo que preciso e/ou pretendo observar, assim como posso utilizá-lo como um exercício para treinar a leitura de jogo e a minha concentração. Manter a concentração nos vários pormenores ao longo do jogo, é complicado, mas, uma vez que não existem pausas para descansar, precisamos estar sempre atentos ao jogo. Os treinadores precisam comandar uma equipa durante noventa minutos, por vezes cento e vinte, e precisam estar extremamente concentrados.


       O que é observação indireta?

       Se na observação direta, nós estamos presentes no jogo, na observação indireta, não estamos presentes durante o jogo. Observamos através de outros meios, como os vídeos de jogos completos. Podemos obter estes vídeos, gravando os jogos com um aparelho adequado, gravando através da televisão ou encontrar os vídeos na internet. Para este caso, recomendo vivamente o site livefootballvideo.com, onde podem encontrar dezenas de jogos em direto e milhares de jogos completos para rever.

       Também gosto muito deste método de observação, uma vez que me permite ver e rever cada lance ao pormenor, retirando cada detalhe que eu pretendo. No entanto, apenas consigo rever os lances que o vídeo me permitir, uma vez que não consigo ver a zona do campo que eu pretendo. Vale também lembrar que a qualidade da imagem tem um peso elevado, uma vez que a má qualidade da imagem pode causar erros na leitura que fazemos. Pelo menos, tem a vantagem de parar o vídeo para efetuarmos uma pausa.



       Então e a observação mista?

       Este método depende da observação em primeira pessoa, a observação direta, e da observação indireta, através dos vídeos. Equivale à fusão dos dois, onde podemos retirar os máximos detalhes de cada jogo, desde os grandes detalhes observados na observação direta até aos pequenos detalhes através da observação indireta. Este é o método mais preciso, e por isso, o meu favorito, uma vez que, como já escrevi, posso observar praticamente todos os detalhes.


       E qual é o conselho que podemos seguir?

 
       O trabalho do observador técnico não depende apenas do método de observação utilizado. Existem mais pormenores extremamente importantes, que podem ser encontrados no livro Observar para Ganhar. Este livro foi escrito por Nuno Ventura, do qual já publicamos uma entrevista, que certamente irá ajudar vários leitores a adquirir uma melhor visão de jogo. Este é, sem dúvida, um dos melhore livros atuais, e que recomendo, não só para treinadores e observadores, mas para todos os que pretendem saber algo mais acerca futebol. Lembro, não se tratra de mais uma biografia como a maioria dos livros do mercado. Com o livro Observar para ganhar, existe um monte de coisas interessantes para aprender


       Mais



bet365



Categories: Observacao e análise

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments