Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

6 Estrategias para fracassar na carreira de treinador

Posted by Valter Correia on September 15, 2013 at 11:40 AM

        Durante a semana, tirei uma parte do meu tempo para viajar um pouco e refletir acerca a forma como organizamos as nossas vidas, entre o que podemos fazer, o que devemos fazer e o que podíamos ter feito. Geralmente, muita gente não sente que tomou a decisão correta, mas apenas se contenta com a emoção do momento em que vence alguma coisa. Por outro lado, quando perde, praticamente qualquer um se lamenta pelas más decisões que tomou. Infelizmente, muitas vezes não compreendemos porque errámos, e apenas erramos por coisas simples que nos passam ao lado, quando na realidade dificultamos e buscamos respostas em coisas mais complicadas.

       Vamos, então, anotar alguns dos erros muito cometidos por imensos "fracassados".




 

       1- Focam-se apenas no treino


       Bem, vamos pensar em futebol. Treino. Com treino, temos periodização tática. Com periodização tática, temos a organização tática. Com organização tática, temos estratégia. E com estratégia temos liderança. Acabei apenas de eleger 5 coisas diferentes e relacionadas entre si. No entanto, o treino e a liderança, mesmo já bastante afastadas entre si nesta relação, a relação entre estas duas características é muito forte. Mesmo que um treinador perceba muito do treino, precisa de saber comunicar e liderar para orientar o treino corretamente. Ou mesmo que um treinador seja um excelente líder enquanto pessoa, não será capaz de liderar o treino se não souber treinar. Isto quer dizer que, um treinador, para ser bem-sucedido, deve ser hábil em todas as áreas referentes ao seu trabalho no futebol e não apenas no treino. Treinar não é uma habilidade especial dos melhores do mundo, mas uma das muitas habilidades dos melhores treinadores do mundo.

       Clique aqui para conferir mais artigos acerca Treino

 

       2- Não tem uma forma de trabalhar


       Muito se fala que um modelo de jogo deve conter rotinas e processos bem definidos para os diferentes momentos e diferentes situações de jogo. Mas será que um treinador, não deve também, ter a sua forma de trabalhar, bem definida e organizada? Pessoalmente, não acredito que um treinador possa chegar ao treino, distribuir os jogadores por duas equipas e pedir para eles correrem. Isso não é treinar nem trabalhar de forma organizada, logo não gera resultados positivos. Por outro lado, se um treinador tem a sua forma de treinar, tem os seus exercícios predefinidos, tem uma hora por dia para estar sozinho sem se distrair com nada e pensar apenas no treino, isso sim, podemos chamar organização, e isso gera resultados.

       Artigo: Aprenda a motivar os jogadores com seis dicas especiais

 

       3- Distraem-se imenso


       Pessoas de sucesso, de uma forma ou de outra, trabalham sempre concentradas. Cada tarefa que realizam, fazem-no com a máxima atenção, deixando a vida pessoal e outros afazeres de lado. Por exemplo, um grande treinador durante uma partida de futebol, concentra-se apenas nessa partida, avaliando constantemente os acontecimentos da partida para escolher que decisões vai tomar para a sua equipa. Se estiver com o seu pensamento, por exemplo, para onde vai ir de férias, vai distrair-se mesmo que por momentos. Isso é suficiente para não ver algo no jogo que no fim valerá uma derrota para a sua equipa.

       Artigo: A falta de responsabilidade que o treinador deve evitar aos jogadores


        4- Deixam de aprender


       Se já possui um curso de treinador e pretende realizar funções de treinador nos próximos anos, ótimo. Se pretende continuar a evoluir, melhor ainda. Mas se tem dúvidas se deve continuar a evoluir ou não, lamento, mas está a perder o seu tempo. Sempre que temos uma oportunidade para evoluir o nosso conhecimento, apenas temos duas hipóteses: aproveitar a oportunidade ou deixar passar a oportunidade. Porém, a maior parte das chances de ganhar algo na nossa vida acontecem somente uma vez, e não é possível voltar atrás para ter essa chance novamente. Se tem uma oportunidade para tirar um curso melhor do que o curso que já tem, se tem oportunidade para participar em excelentes formações, então, aproveite. Se você não participar nessas formações, alguém vai ocupar o seu lugar, e num curto prazo de tempo, você ficará para trás no mundo do futebol.

       Artigo: 10 coisas que um atleta deve saber

 

       5- Lamentam-se imenso

 

       Incrivelmente, existe uma fatia muito grande de trabalhadores e operários que parecem passar o tempo a lamentar-se. São capazes de cometer um erro e no aprender com ele, voltar a cometê-lo e voltar a não aprender com ele. Geralmente, pessoas incapazes de chegar ao sucesso, culpam imenso os colegas de trabalho ou o patrão, e ao mínimo deslize no seu trabalho, perdem a motivação para trabalhar praticamente toda. No futebol, isso acontece muito quando a equipa perde mas jogou melhor ou quando a equipa é roubada. Se perdeu ou se foi roubada, mas deixou tudo em campo, não há crise, pois os jogadores cumpriram a tarefa. Acontece que não é possível a uma equipa, controlar todos os aspetos do jogo. Não podemos controlar os adeptos, não podemos controlar os árbitros, nem podemos controlar o adversário (taticamente podemos, mas não podemos fazer cada um dos jogadores adversários como se fosse nosso). Todos esses fatores têm o seu peso no resultado final, e não é possível, à equipa controlar todos esses fatores. Deram tudo em campo mas perderam, aconteceu. O melhor a fazer é seguir em frente, sem lamentações e arranjar uma forma de subir um nível acima daquilo que a equipa é capaz de fazer, para que as probabilidades de perder nas mesmas condições sejam menores.

       Artigo: Conselhos para ser um treinador de sucesso

 

       6- Trabalham com o propósito errado

 

       Hoje, quem se mantém atualizado reconhece que preparação e estratégia para o futuro das nossas vidas é muito aconselhado na internet, livros e revistas. Porém, muita gente faz uma avaliação errada das condições que tem para conseguir o seu objetivo. Propõem-se a fazer algo que não são capazes de realizar, como orientar uma equipa sénior sem aprender a orientar uma equipa juvenil por exemplo. Ou então, participam em todas as competições possíveis e querem vencê-las todas, mas a equipa não tem pedalada para as vencer. Um conselho que devemos sempre seguir, é: Existe uma hora certa e uma forma correta para realizar uma tarefa. Se temos um objetivo, precisamos encontrar uma forma de o alcançar, desde que esse objetivo não seja um passo para trás. Ter muitos planos ao mesmo tempo ou tentar alcançar um posto para o qual não estamos prontos, muitas vezes, equivale a um tiro no próprio pé a somar a uma oportunidade perdida.

       Artigo: 7 Sugestões da semana


       Para terminar o artigo, apenas saliento que Jorge Jesus teve um pouco de azar na época passada, mas não deixa de ser um grande treinador, com muito conhecimento. Desta forma, a escolha da fotografia foi feita pelo azar da época passada, não em função da competência do treinador português.


bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments