Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

4 razoes porque as decisoes sao muito importantes

Posted by Valter Correia on August 18, 2013 at 1:00 PM

        Inicialmente, acreditávamos que a dimensão física era o suporte do futebolista. Porém, hoje compreendemos que a dimensão propriamente física (não dimensão física específica) é uma condicionante ao rendimento do atleta e da equipa, uma vez que apenas uma pequena percentagem de ações no campo são resolvidas através de ações físicas. Na verdade, a maioria das ações são resolvidas através de ações técnico-táticas com a capacidade de decisão a ser um fator de muito peso. Neste artigo, vamos compreender a importância da capacidade de decisão dos jogadores na realidade do futebol, para melhorar rendimento individual e coletivo.




       Antes de irmos ao artigo, convém relembrar alguns aspetos importantes que vamos falar ao longo do mesmo. Todos nós sabemos que existem quatro momentos de jogo e há quem defenda as bolas paradas como o quinto momento de jogo, inicialmente citado por Jorge Jesus. Pessoalmente gosto de classificar as bolas paradas como um momento de jogo diferente dos restantes momentos, uma vez que entre as bolas paradas e os restantes momentos existem pausas na partida. Isto é, os quatro momentos de jogo desenrolam-se continuamente entre si sem pausas e as bolas paradas precisam de uma pausa do jogo para sucederem. Mas voltando ao tema e compreendendo que existem cinco momentos de jogo diferentes, sabemos que existem dezenas de ações que podem acontecer em cada momento de jogo, o que indica que existem centenas de ações diferentes em cada partida de futebol. A cada jogador, cabe fazer a leitura correta de cada situação e encontrar uma solução para essa situação, a que nós chamámos capacidade de decisão. Vamos então explicar algumas razões que explicam a importância da capacidade de decisão dos jogadores de futebol.

 


       Primeira razão: jogadores decididos são jogadores bem treinados

       Se compararmos imediatamente um adulto que vai jogar futebol pela primeira vez com um jogador profissional, sabemos que o segundo tomará decisões muito mais rapidamente que o primeiro, pois tem muitos mais anos de prática. Isto quer dizer que, por lógica, um jogador com mais treino e jogos passou por mais situações diferentes e por isso reconhece a situação em que se encontra com mais facilidade, acabando por tomar uma decisão mais rapidamente. Evidentemente que não importa apenas a velocidade com que toma uma decisão, assim como importa a qualidade da mesma, dependendo esse ponto da qualidade do treino a que o jogador foi submetido, isto é, se esse treino respeitou o princípio da variabilidade.

 

       Segunda razão: jogadores decididos demoram menos tempo a agir

       Frequentemente encontrámos situações no futebol onde existe uma elevada pressão numa certa zona do campo em cima da equipa que tem a posse de bola. Cabe ao portador da bola perceber que a probabilidade de perder a posse de bola é muito elevada, e, em conjunto com os companheiros, todos precisam tomar uma decisão em conjunto acerca do que vão fazer para não perder a posse de bola. Vamos simular duas vezes a mesma situação, onde o portador da bola é pressionado. Na primeira situação, o portador da bola é rápido a agir e na segunda não é. A probabilidade do portador da bola perder a sua posse é muito mais elevada na segunda situação do que na primeira, uma vez que o portador da bola permite que o adversário se aproxime antes de tomar uma decisão. Isto quer dizer que, se um jogador decide mais rapidamente, o adversário tem menos tempo para agir antes de este tomar uma decisão, o que leva o portador da bola a diminuir as probabilidades de perder a posse de bola, elevando também a capacidade da equipa em alcançar o alvo.




       Terceira razão: jogadores que decidem bem são jogadores com boa leitura de jogo

       Geralmente, entre equipa técnica e plantel, é o treinador quem tem a melhor leitura de jogo, mas este não pode controlar os jogadores como deseja. Apenas os tem de treinar e orientar. Uma vez que os jogadores têm de tomar uma decisão por si, precisam avaliar a situação em que se encontram e escolher a melhor decisão a tomar. Quanto melhor avaliarem a situação, melhor é a decisão que pode tomar, uma vez que conseguem decifrar com mais facilidade, um ponto fraco no adversário. Quanto a uma equipa que decide bem em função da leitura de jogo, reforça a ideia que é bem treinada, uma vez que já passou por várias situações diferentes, e consegue decifrar a situação que se encontram com mais facilidade.

 

       Quarta razão: não existem sequências de situações iguais numa partida de futebol

       Acontece que, no futebol, temos quatro momentos de jogo, mas não sabemos qual é o próximo momento pelo qual a equipa vai passar, porque não é possível encontrar uma sequência ou uma ordem dos momentos de jogo. Neste sentido, o jogador necessita avaliar a situação em que se encontra, para escolher se ataca, se defende, se apoia, se passa a bola, e por ai adiante, assim como para escolher o momento em que o faz e como o faz. Como já explicámos neste artigo, existe uma elevadíssima importância do jogador estar no local certo na hora certa. Numa partida de futebol, cada jogador tem a bola nos pés, em média dois minutos. Isto quer dizer que passa 88 minutos sem bola, mas deve igualmente tomar decisões. Sem bola, as principais decisões passam por escolher para onde se movimentarem.


       Considerando estas razões, reconhecemos a importância da capacidade de tomada de decisão dos jogadores. Atualmente, considera-se que não são apenas os atacantes que devem tomar decisões de qualidade, mas sim, todos os jogadores, incluindo o guarda-redes, uma vez que, todos os jogadores participam em todos os momentos de jogo, seja direta ou indiretamente sobre a bola.


       Continue a leitura com um destes artigos:


 

bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Patricio
8:13 AM on August 22, 2013 
muito bem.