Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Entrevista exclusiva a Pedro Mendonca, autor do livro O modelo de jogo do Bayern Munique

Posted by Valter Correia on August 9, 2013 at 3:55 PM

       Além das nossas habituais tarefas ou emprego, nunca é demais ter sempre algo de útil e importante para fazer, especialmente se podemos ganhar algo com isso, como conhecimento ou novas oportunidades. Muitos de nós que trabalhámos com o futebol, direta ou indiretamente, optámos por criar um blogue, servindo de diário ou base de estudo. O Pedro Mendonça foi mais longe, e editou um ebook (livro eletrónico), acerca do modelo de jogo do Bayern Munique em 2012, e por isso, foi convidado para esta entrevista


 

       Teoria do Futebol (TDF) - Olá sr. Pedro Mendonça, como está? Estamos aqui para falar de futebol e do seu livro, O modelo de jogo do Bayern Munique, não é verdade? 

       Pedro Mendonça (PM) - Sim é verdade. Antes de mais quero agradecer-lhe esta oportunidade de mostrar o meu trabalho e desejar-lhe boa sorte nos seus projetos pessoais e profissionais.


       TDF - Após rever o seu currículo, reparei que já passou por várias áreas diferentes no desporto, como futebol, voleibol, professor de educação física e até como técnico de observação estatística dos campeonatos nacionais. Certamente que, ao conhecer mais acerca vários desportos, podemos trazer novas ideias para o futebol, certo?

       PM - Sem dúvida. Ao vivermos novas experiências e ao conhecermos novas realidades, desenvolvemos a nossa flexibilidade mental o que nos permitirá incorporar e desenvolver novas ideias no Futebol. E tal como o Prof. Manuel Sérgio diz: "Só sabe de Futebol quem sabe mais que Futebol!"

 

       TDF - Reparei também que possui o curso Nível II - UEFA B. Muitos ainda desconhecem a importância dos cursos da UEFA, mas quais são as vantagens destes cursos?

       PM - Estes cursos são fundamentais para atualizarmos os nossos conhecimentos em relação ao Futebol uma vez que a cada dia vão surgindo inovações. São também muito importantes para ganharmos consciência crítica do trabalho realizado (pelos colegas e por nós) uma vez que temos a possibilidade de "discutir" e analisar as nossas metodologias, os nossos hábitos de treino, etc.



 

       TDF - E qual importa mais conseguir: os cursos da UEFA, ou mestrado em rendimento físico e desportivo, como é o seu caso?

       PM - A minha opinião é que são igualmente importantes. Para mim o fundamental é tentarmos ter sempre uma Formação Contínua, seja através de Cursos, Mestrados, Palestras, Congressos, Livros, etc.

 

       TDF - E antes de prosseguir com o livro, gostaria de parabenizar o Pedro pelos títulos até agora conquistados. Qual ou quais foram os títulos que mais prazer lhe deu vencer? E porquê?

        PM - Todos os títulos dão prazer e enchem-nos o ego. No entanto o que me da melhores recordações é o título com os Sub 12 do Lusitano FC no Mundialito FIFA de Vila Real de Santo António em 2010. Foi um título especial porque conseguimos um Torneio perfeito em que tudo correu como planeado. Tivemos também a possibilidade de vencer grandes equipas como o Nacional da Madeira e a Juventus.. E na final com a Seleção do Recife, ter a possibilidade de vencer perante mais de 5000 espetadores e ver nos jogadores uma grande alegria e satisfação. E como cereja no topo do bolo ter sido nomeado o melhor treinador no escalão dos Infantis Infantis, tendo como "colegas" no escalão de Benjamins o treinador do Ajax e no escalão de Pré-Benjamins o treinador do Valência.

 

       TDF - Vamos então agora ao livro. No ano passado, o Bayern Munique realizou uma época de sonho, e muitas questões se levantaram acerca do modelo de jogo da equipa alemã. No entanto, o Pedro foi mais além, e decidiu escrever o ebook O modelo de jogo do Bayern Munique. O que o levou a escrever o livro eletrónico?

       PM - Sou um grande defensor da Metodologia de Treino do Prof. Vítor Frade, a Periodização Tática. Tal como o seu criador diz, "o Modelo de Jogo é Tudo", sendo assim, tentei revelar o Modelo de Jogo que permitiu que o FC Bayern Munique vencesse todas as competições em 2012/2013. O resultado foi este Livro Digital que para além de mostrar o Modelo de Jogo do FC Bayern Munique, torna acessível a compreensão de como o treinar utilizando a Metodologia da Periodização Tática.

 

       TDF - Pessoalmente, achei o livro de confiança e de muito valor, que pode até ser usado para ensinar novos treinadores de futebol. Digo isto porque o livro está dividido em duas partes. Uma das partes, fala do modelo de jogo da equipa alemã, mas a outra parte, fala de organização tática e de treino. Portanto, é um livro completo, certo?

       PM - O meu objetivo foi criar um Guia Prático, para que todos os treinadores percebam o que se deve fazer para se treinar uma equipa de futebol em Periodização Tática.

 

>>>O modelo de jogo do Bayern Munique - Ver livro<<<


       TDF - No primeiro módulo, o livro refere alguns princípios do treino, como o princípio da progressão complexa, princípio da alternância horizontal em especificidade e princípio das propensões. Ficamos então a saber que, não só o modelo de jogo tem princípios, como o modelo de treino também os tem. Através da periodização tática, como podemos utilizar o treino para criar uma identidade para a equipa?

       PM - A Periodização Tática ao ter como referência o SupraPrincí­pio da Especificidade (o jogo que pretendemos «jogar» leva-nos a que em todos os treinos tentemos criar e desenvolver a nossa identidade de jogo. Desta forma, o principal em cada Contexto de Exercitação (exercício) são os Princípios e SubPrincí­pios que dão forma ao nosso «jogar», sendo que as restantes dimensões (física, emocional, técnica, etc..), igualmente importantes, desenvolvem-se especificamente para as exigências do nosso Modelo de Jogo.

 

       TDF - Em mais um módulo do livro, o Pedro refere o morfociclo semanal, e distingue-o de dia para dia, Até que ponto é importante ter uma organização semanal do treino, e quais são as vantagens que podemos tirar disso?

       PM - Nesta Metodologia de Treino devemos treinar sempre a nossa forma de «jogar», no entanto não podemos treinar sempre o mesmo. Para isso é necessário alternar as exigências de um treino para o outro (a nível físico e de complexidade) de forma a não originar estados de sobretreino e para garantirmos que os jogadores estarão em perfeitas condições para atuarem no próximo jogo.

 

       TDF - E pessoalmente, como considera o modelo de jogo do Bayern Munique? Certamente que foi um modelo de jogo vencedor no ano passado, mas este modelo de jogo vai de encontro com as ideias do Pedro, ou não é bem esta a forma que idealiza para as suas equipas? 

       PM - Todos os Modelos de Jogo são válidos, o importante é termos a capacidade de conhecer o ambiente em que estamos envolvidos (clube, adeptos, jogadores, etc...) e criarmos uma forma de «jogar» que nos permita ter sucesso e que agrade aos diretores, jogadores e adeptos. Eu pessoalmente gosto de jogos que divirtam os jogadores e os adeptos, com muitas oportunidades de golo e com grande intensidade, um pouco à semelhança do Modelo de Jogo do FC Bayern Munique 2012/2013.

 

       TDF - Finalmente, defesa coesa e ataque rápido, ou pressão alta?

       PM - Perfeição em todos os Momentos do Jogo. Quando há que defender, defesa coesa e linhas muitos juntas ("Campo Pequeno"). Quando se recupera a bola e há a possibilidade de marcar, ataque rápido. Quando não se tem a bola, "atacar" a equipa adversária para a recuperar o mais rapidamente possível. E finalmente quando temos a bola, desorganizar e desequilibrar os adversários de forma a marcarmos muitos golos.


       TDF - Apenas mais uma coisa. Atualmente, sabemos que a tecnologia está a evoluir cada vez mais rápido. Isto permite não só haver melhores condições de trabalho para observadores técnicos como para departamentos de Scouting, por exemplo. Outro caso, são os livros eletrónicos, que podemos ler no nosso tablet, telemóvel ou computador. No ponto de vista do Pedro, é uma mais-valia este novo formato de livros, comparando com os sempre conhecidos livros de papel?

       PM - O formato digital permite que possamos adquirir uma obra lançada em qualquer parte do mundo em poucos segundos facilitando muito a aprendizagem. Para além disso os preços de produção e de aquisição são muito mais reduzidos. Também, tendo em conta os problemas ambientais, este formato é muito mais ecológico.

 

       TDF - Gostaria imenso de agradecer por esta entrevista, e parabenizar pelo seu excelente livro. Muitos dos leitores gostaram do livro, e quem vai agora ler, ficará a gostar também. Gostaria de deixar algum conselho aos treinadores no início de carreira, bem como aos que um dia gostariam de ser treinadores de futebol? 

       PM - Procurem sempre evoluir a cada treino e a cada jogo, através de uma reflexão crítica ao trabalho realizado. Fundamental é criarmos um ambiente exigente e agradável para que possamos desenvolver ao máximo os jogadores, fazendo com que eles tenham prazer em treinar.


       Pessoalmente, considero o Pedro uma pessoa excelente, e acredito que o seu livro é extremamente útil. Pelo menos, para mim, já foi útil e ja aprendi coisas novas com o livro. Relembro, o livro, é eletrónico, e você apenas precisa de um minuto para ter acesso ao livro. Adquira o livro agora, clicando aqui.


bet365

Categories: Treinadores e Entrevistas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments