Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

25 dicas para melhorar a sua organizacao enquanto treinador

Posted by Valter Correia on July 28, 2013 at 12:40 PM

       Existem várias características que podemos utilizar para definir os treinadores. A visão de jogo, a liderança e o conhecimento tático são importantes características que definem os melhores treinadores, mas não são as únicas. Por exemplo, a comunicação é importante, a imagem que o treinador transmite para fora do balneário, também é importante, assim como a sua organização pessoal no trabalho. De facto, a organização pessoal é extremamente importante, uma vez, um treinador bem organizado, terá sempre o seu material à mão, fará rapidamente as tarefas que lhe compete, assim como toda a estrutura constituída pela equipa técnica será mais fácil de orientar. Seguem algumas dicas para manter uma boa organização no trabalho.

 


       Dicas para trabalhar no campo




 

       1. Disponha sempre de um bloco de notas e uma caneta ou lápis no seu bolso

       Nem que seja um bloco de notas pequeno, e melhor ainda se for de capa dura, é sempre bom ter um destes no nosso bolso. Durante o treino, encontramos sempre momentos onde precisamos tirar notas acerca o que vemos no treino para estudar mais tarde no escritório ou em casa. Ao ter sempre um bloco de notas, evitamos andar com uma capa cheia de folhas para tirar as notas, concentrando as nossas atenções no treino e não no material de trabalho

 

       2. Uma prancheta tática é sempre indispensável

       Sem dúvida alguma. Nem sempre encontrámos treinadores que se fazem acompanhar por uma prancheta, mas deviam. Para explicar processos de jogo aos jogadores, o treinador pode perfeitamente utilizar uma prancheta tática, explicando com facilidade aquilo que pretende. Ficam três sugestões de excelentes pranchetas táticas, para os vários gostos e feitios:


Prancheta normal com marcador



Prancheta com íman e bloco de notas



Prancheta para pendurar, com íman e marcador



 

 

       3. Um apito pendurado ao pescoço

       Uma ideia tão simples e que provavelmente toda a gente usa, mas que não pode ficar de fora da lista. Ter um apito pendurado ao pescoço, para fazer os jogadores começar ou parar de jogar, evita bem os berros para dentro do campo ou exercício. Aliás, evita que os jogadores fiquem cansados de ouvir a voz do treinador em muitos casos



 

       4. Um dossier do treinador de futebol

       Apenas posso dar parabéns ao autor por este excelente livro. Para quem ainda não conhece, este livro é uma ferramenta extremamente útil, especialmente no que diz respeito à organização do treino. Já é um livro bastante conhecido, mas quem tem o livro, conhece o seu valor.

 

       5. Um walkie-talkie é sempre jeitoso

       Até parece que estou a brincar, mas é uma excelente ideia, especialmente para melhorar a organização do treino. Por exemplo, imagine que o plantel vai fazer um jogo de treino ou de preparação, o treinador e o treinador adjunto ficam no banco, mas um terceiro elemento, coloca-se nas bancadas, obtendo uma visão diferente daquilo que é o jogo. Isso acontece muito, e através do walkie-talkie, pode fornecer excelentes informações ao treinador principal ou adjunto.

 



       6. A indispensável pasta de documentos

       É sempre muito bom ter aquela pasta à doutor para guardar todos os nossos documentos e material de trabalho num só sítio. Afinal de contas, facilita o transporte de material, evita que percamos o material, e podemos ter o material sempre guardado e cuidado. Afinal de contas, ter a prancheta, material de escrita, livros e cadernos num só sítio só traz vantagens imensas.

 

 

       7. Uma câmara de filmar, com tripé se for preciso

       É muito importante gravar os jogos e os treinos que a nossa equipa realiza. Existem muitos aspetos que nós não vemos ou deixámos passar, mas que podemos rever se filmarmos a equipa. Mais ainda, durante a palestra aos jogadores, o treinador pode mostrar, em vídeo, o que os jogadores fizeram ou poderiam fazer. Caso não esteja à vontade para deixar a câmara a filmar sozinha durante os treinos, peça a um colega do clube que o faça, nem que lhe pague uma cerveja em troca.

Fujifilm FinePix S4200 Digital Camera



Canon PowerShot A2500 16MP Digital Camera with 2.7-Inch LCD (Red)



       8. Os tablets vão entrar na moda

       Acredite que ter um tablet vai ser indispensável, e poderá mesmo substituir as pranchetas táticas e as câmaras de filmar. Hoje, encontrámos dezenas de tablets no mercado, que podemos utilizar para filmar, para tirar notas, mas a principal vantagem é mesmo as centenas de aplicativos que encontrámos para download, muitos deles gratuitos. Acredite, ter um tablet, com um aplicativo para desenhar as "táticas", para tirar as notas e tirar fotografias no momento, é extremamente útil. E não precisa ser um tablet muito grande. Existem tablets baratos, tamanho médio e bons o suficiente para cobrir todas as necessidades dos treinadores

 

       9. Uma capa de argolas com muitas "táticas"

       Não dispense nunca uma capa onde você tem todos os seus apontamentos acerca processos e métodos de jogo, não é útil, mas sim obrigatório. Ter sempre aquele caderno com os segredos táticos, nem que seja para ás vezes alterar algo no treino que não está correr bem, ou ter onde ir buscar ideias é sempre pratico.

 

       10. Um caderno de exercícios

       Nada como precisar de escolher um exercício em cima da hora e ter um caderno de exercícios sempre à mão. Evita perder tempo a desenhar um exercício, mantendo a regularidade e qualidade do treino. Muitas vezes, preparámos o treino, mas porque faltam jogadores, ou por outra razão qualquer, não é possível dar o treino como queremos. Ter um caderno de exercidos sempre à mão além de útil é muito importante




 

 

       Dicas para trabalhar no escritório

 

       11. Tenha o treino sempre planeado

       Se há coisa que os jogadores não gostam, é esperar por uma resposta de um líder. Neste caso, o líder é o treinador, e este deve saber exatamente como organizará o treino para que não haja interrupções. É muito importante que isso aconteça, para evitar quebras de rendimento, assim como a insatisfação dos jogadores por estarem parados, que é o mais grave.

 

       12. Trabalhar na capacidade de concentração

       Nem sempre é fácil observar um jogo por 90 minutos. Embora o treinador não tenha desgaste físico, tem desgaste mental, que também é muito cansativo. Porém, hoje já são desenvolvidos métodos para melhorar a sua concentração, evitando desviar o olhar as atenções dos jogadores. O livro eletrónico Hackeando Mentes tem pequeno livro à parte chamado O Método da Chave mestra, que ensina a dominar a sua mente. Muito útil.

 

       13. Encontre os seus métodos pessoais de produtividade

       Todos nós trabalhamos de formas diferentes, mesmo nos mesmos contextos. Cada um tira as notas à sua maneira, organiza o seu tempo à sua maneira, e faz as coisas à sua maneira. Será importante criar o seu próprio estilo para organizar as suas ideias, para que, quando se servir delas, seja rápido a pensar. Por exemplo, organize bem o seu bloco de notas, para que seja fácil e rápido perceber aquilo que escreveu anteriormente.

 



       14. Tenha uma agenda sempre à mão

       Tem reuniões marcadas com a equipa técnica a meio da semana? Evite tomar nota no bloco de notas do treino. Tem tarefas a realizar para ajudar a equipa, como fazer uma observação de um vídeo do próximo adversário? Evite tomar nota no bloco de notas do treino. Cada tarefa que tem agendada, anote-a numa agenda. As agendas estão especialmente preparadas para tomar esse tipo de notas de forma muito mais organizada que um simples bloco de notas.

 

       15. Se tem um monte de tarefas para fazer, não comece pelas mais difíceis

       É uma excelente estratégia para contrariar os ânimos negativos que aparecem só de pensar que temos tanta coisa para fazer. Independentemente se o que mais gosta é desenhar exercícios, preparar planos de treino ou observar jogos, comece por fazer as tarefas que mais gosta. Isso fará você enganar o seu cérebro e elevar naturalmente a sua motivação pessoal.

 

       16. Realize uma tarefa de cada vez

       Se tem muita coisa para fazer, e não sabe por onde começar, pegue numa folha e num lápis e faça uma lista por ordem das tarefas que vai realizar. Fazer uma coisa, não acabar e fazer outra coisa, e logo a seguir voltar a fazer a primeira coisa, é do mais desorganizado que há. Faça a lista e cumpra-a à risca.

 

       17. Tenha um local de trabalho organizado

       Seja um escritório, na sala lá em casa uma numa mesinha no seu quarto, o importante é ter o seu local de trabalho sempre organizado, limpo e arrumado. De preferência, escolha um local sossegado, tenha apenas o essencial na secretária ou nesse local, e reserve sempre um período de tempo para arrumar tudo no seu devido lugar.

 

       18. Faça um passeio ou pratique um desporto

       Ter a cabeça sempre no futebol é muito desgastante. É preciso desanuviar a cabeça por momentos e refrescar as ideias, para que a produtividade seja melhorada ou recuperada. Por exemplo, aproveitando o verão, ir à praia, ou mesmo entrar na água para surfar, é uma excelente hipótese. Uma saída com os amigos também, porque toda a gente gosta, mas sempre com moderação.

 

       19. Desligue a internet quando trabalhar com o computador

       Se costuma escrever muito no computador, observar jogos através do computador, entre outras tarefas, desligue a internet. Exceto para fazer pesquisas, a Internet pode levá-lo a desconcentrar-se do seu trabalho com facilidade. Evite isso a todo custo.

 

       Dicas para começar o dia em grande

 

       20. Prepare o seu dia ainda antes de se deitar

       Geralmente, quando vamos para a cama, pensamos sempre no dia de amanhã. E para muita gente, é na cama onde surgem excelente ideias. O meu conselho é, ter um bloco de notas da mesinha de cabeceira e uma caneta, e anote o que se lembrou. Assim, pode dormir descansado que não se esquecerá das tarefas que tem para realizar no dia seguinte.

 



       21. Desligue o telemóvel e aparelhos em seu redor

       Uma chamada telefónica a meio da noite é do pior que há para descansar. Imagine você estar a dormir tão bem, recebe uma chamada sem sentido, acorda e não consegue adormecer durante uma ou duas horas. Como vai estar no dia seguinte? Com sono, um pouco cansado e até desanimado. Evite isso.

 

       22. Tenha bons hábitos quando se levanta

       Muita gente, a primeira coisa que faz, é ir à casa de banho. Original e muito importante. Outras saem à rua para fazer uma corrida, tomam banho ou fazem outras tarefas quaiqueres. Exceto nas férias, ficar mais uns minutos na cama pode revelar-se um erro grave, mesmo que saiba bem.

 

      23. Tome um bom pequeno-almoço

       Começar a manhã de barriga cheia, é do melhor que há. Ao tomar um pequeno-almoço reforçado, o seu organismo vai servir-se dessa refeição para gerar energia para o dia inteiro. Após uma noite sem ingerir nada, o pequeno-almoço ajuda a recuperar energias. E acredite, um bom pequeno-almoço, favorece o seu ânimo para o dia completo


 

 

       24. Reveja as notas que tomou antes de ir para a cama

       Nada como fazer o cérebro cilindrar depois logo que esteja pronto para trabalhar. Anotou tudo no dia anterior, certo? Agora aproveite essas notas e retome a atividade do dia anterior. Isso ajudará a lembrar-se facilmente das suas tarefas a fazer.

 

       25. Aprenda a acordar pelo despertador

       Muita gente vai para a cama preocupada com a hora de levantar, e acorda várias vezes por noite para ver se é hora de realmente levantar da cama. Isso é um absurdo, e pode ser evitado. Após três ou quatro noite, praticamente qualquer pessoa aprender a acordar pelo despertador. Sabendo que você vai ser acordado pela manhã, pode dormir sem preocupações desnecessárias.


       Como organiza o seu dia de trabalho?

       Todos nós temos a nossa forma de ver cada tarefa e a nossa forma de trabalhar. Ser produtivo é exigente, mas é também muito produtivo, levando as pessoas maisorganizadas a ganhar mais dinheiro. E o leitor, como tem feito as coisas para ser mais produtivo? Quais são as suas dicas para melhorar a produtividade de um treinador?


bet365



Categories: Observacao e análise

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments