Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Constituindo um excelente dialogo - Parte I

Posted by Valter Correia on September 18, 2012 at 5:05 PM

 

       Qualquer indivíduo nasce com a capacidade para liderar qualquer pessoa em qualquer situação formal ou informal. Mas, ao longo da vida, essa capacidade é de tal forma influenciada e estimulada, que apenas alguns conseguem tornar-se verdadeiros líderes. Uma série de artigos "Constituindo um bom diálogo" será um excelente suplemento para todosos que quiserem melhorar os seus conhecimentos de liderança. Esta série é composta pela Parte I, pela Parte II, pela Parte III, pela Parte VI, pela Parte V e pela Parte VI



       Elogiando um jogador sem parecer que "está a dar graxa".

 

       Existem várias formas de elogiar jogadores e amigos. Obviamente que umas são mais eficazes do que outras, mas também existem métodos especializados em elogios. Por exemplo, o atleta realizou um bom jogo e o desempenho desportivo recente está acima da média. O treinador aproveita o bom momento de forma do seu jogador para o elogiar pessoalmente, mas por vezes não funciona. Porquê?




 

       Existe um truque para elogiar bem o atleta sem que este compreenda como uma afirmação de segundas intenções. Esse truque envolve o treinador, o jogador que se pretende elogiar e ainda um terceiro jogador, que é a "arma do elogio". Quando ouvimos um elogio que entendemos ser propositado, não nos sabe tão bem como se fosse feito por acaso, não é verdade? Pela sua experiência, você sente-se muito melhor quando as pessoas falam bem de si nas suas costas, não é verdade? A ideia dotruque truque é mesmo essa. Quando um treinador pretende deixar um elogio a um jogador pelo seu rendimento, pode fazê-lo através de uma terceira pessoa, desde que tenha a certeza que essa pessoa vai levar o elogio até ao alvo, que neste caso é um jogador. Os resultados desta técnica de elogios são bem melhores que um elogio pessoal ou até mesmo por telefone.

 


       Em qual fase do diálogo você se encontra com os seus jogadores?


 

       Vamos considerar apenas dois tipos de relações entre seres humanos para que melhor possamos distinguir os quatro níveis diferentes de um diálogo: dois indivíduos que se acabam de conhecer e dois indivíduos que já se conhecem há muito tempo. É muito fácil distinguir entre estes dois exemplos, quais é o conjunto de indivíduos que tem uma relação melhor, apenas pelo diálogo. Quando duas pessoas se acabam de conhecer, existe sempre alguma tensão ou mistério, que impede os dois de falarem fluentemente sobre qualquer assunto. Mas quando já se conhecem há mais tempo, o diálogo indica que existe uma relação de amizade mais íntima.


       Primeiro nível: Este tipo de conversa é muito simples e básico. Geralmente, envolve algum tema universal, como o tempo, política, desporto, a crise e por aí fora. Os indivíduos intervenientes na conversa fazem estudos uns aos outros, procurando algo em comum entre eles.


        Segundo nível: Os intervenientes falam dos factos. Este nível é um pouco parecido com o anterior. Se no início da conversa, os intervenientes falam de factos gerais ou comuns, agora falam de factos concretos, com os quais ambos tenham algo em comum. No entanto, ainda não se conhecem o suficiente para fazerem juízos de valor entre si.


       Terceiro nível: A partir do momento em que os indivíduos já se conhecem mutuamente, naturalmente que vão exprimir os seus sentimentos. O diálogo começa a envolver praticamente qualquer assunto, exceto temas nos quais é necessário haver uma extrema relação de confiança e intimidade.


        Quarto nível: Deixa de existir o "Eu" e o "Tu" e passa a haver o "Nós". É um nível de diálogo muito difícil de alcançar, mas representa a confiança total entre os interlocutores do diálogo. A conversa baseia-se em factos mais concretos que o nível dois e existe um ambiente de maior sintonia do que no nível três. Familiares, melhores amigos e namorados são indivíduos pertencentes a este nível de diálogo, graças ao forte relacionamento que existe entre os mesmos.


       Não fique parado. Estes artigos são relacionados com o artigo que acabou de ler, e são também muito interessantes.


O poder pessoal de um verdadeiro líder
Transmitir superioridade
As caraterísticas pessoais dos jogadores



bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments