Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A importancia do treino na formacao do atleta e da equipa

Posted by Valter Correia on August 12, 2012 at 1:00 PM


       Um treinador não deve saber apenas de futebol. Para saber futebol, tanto treinadores como jogadores devem estudar e estudar muito além de praticar bastante. O que fazer e como fazer são pontos de vista importantes, cujas próprias questões procuram respostas para a evolução da organização tática. Mais do que um treinador de futebol, o mister é um líder, e como em qualquer profissão, um líder deve ser capaz de perceber o que ele mesmo sabe, perceber quais as lacunas da sua equipa ou o que cada um dos seus subordinados não sabe, perceber que o grupo não tem a mesma responsabilidade como ele, e mais importante que tudo, até que o conhecimento sobre as matérias e pessoas sobre as quais lidera: deve ser capaz de transmitir a mensagem sobre as suas ideias, filosofias e pensamentos. Sobre futebol qualquer um sabe ou pelo menos tem algumas ideias. E dar ordens qualquer um dá, sejam boas ou más. Mas nem todos sabem mandar e muito menos são aqueles que são capazes de fazer a mensagem ser recebida pelo receptor, ou seja, o seu subordinado.

 

       Por exemplo, servirá ao treinador saber qual é o modelo de jogo que quer para a sua equipa, mesmo sendo o melhor modelo de jogo do mundo, se não é capaz de começar um treino com uma palestra e continuar com os exercícios necessários para que a equipa aprenda a jogar a sua maneira? Ou então, com um exemplo mais prático: o chefe. De que serve ao chefe saber tudo sobre negócios, se não é capaz de reconhecer o valor de cada um dos seus funcionários e ainda por cima dar ordens erradas?

 

       Para uma equipa de futebol, o mais importante é ter um modelo de jogo bem definido, com um conjunto de princípios bem definidos que organizam a equipa de determinada forma. A idealização de um modelo de jogo por um treinador parte sempre da sua filosofia, da cultura do clube e da pressão social, como os adeptos e os média. Só existe uma forma de idealizar um modelo de jogo dentro de um plantel, sendo a forma como o treinador deve passar a mensagem sobre as suas ideias aos seus jogadores, que é através do treino. Operacionar o modelo de treino é a forma mais eficaz de inserir o modelo de jogo no seio do grupo, além de algumas vantagens que sempre vem junto. Formas de defender, formas de atacar, formas de comunicar entre os jogadores e todas as ideias que surgem na mente do treinador apenas são conseguidas através do treino, e, independentemente se o treinador foi ou não jogador de futebol, a capacidade de liderança de um grupo é a chave secreta que distingue os treinadores normais dos melhores treinadores do mundo. Muitos dos melhores treinadores do mundo nem são mestres táticos, mas são mestres em identificar erros e lacunas e a corrigir esses defeitos da equipa, treinando várias formas de jogar que todas juntas formam uma equipa.

 

       Qualquer equipa funciona com a ligação entre as partes e o todo, sendo as partes cada jogador e o todo o plantel ou então os jogadores que disputam a partida. Através do treino, o treinador deve interiorizar cada uma das suas ideias em cada jogador, ideias essas que ensinam o jogador a jogar em equipa sem o desligar da sua qualidade individual. Aliás, o treinador deve fazer uso da qualidade individual de cada jogador e assim construir o plural baseado no singular da equipa, sendo capaz de fazer a ligação correcta entre a própria filosofia, a qualidade do plantel e os objectivos do grupo. Assim, podemos concluir que através do treino é possível formar cada um dos jogadores, de forma a que o seu rendimento auxilie no rendimento da equipa, e ao mesmo tempo, o rendimento da equipa valorizará o próprio atleta.


       Artigos relacionados


bet365

 

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply leandro braz
8:21 PM on August 28, 2012 
penso que futebol é realmente mais que ensinar aquilo que vc sabe fazer como ex atleta, e sim, além de gerir grupo, desenvolver métodos de treino para um modelo de jogo. por isso acho difícil uma pessoa que nunca viveu um vestiário ser treinador por nao conhecer a rotina e o cotidiano, como também acho difícil um academico que nunca participou de treinos e vestiário, ser um treinador de alto nível. uma completa a outra.