Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Pensamentos acerca analistas de desempenho

Numa sociedade cada vez mais evoluída e exigente, precisamos melhorar os nossos recursos para combater a concorrência. Não é por acaso que ao longo da existência deste espaço, variamos assuntos como treino, psicologia e organização tática, porque sabemos que todos estes fazem falta ao treinador. Com o tempo, surgem novas filosofias e novas tretas para quem vê o futebol por fora, e novas exigências, filosofias e métodos para quem vê o futebol por dentro. Hoje, à frente de uma equipa inteira, não temos apenas um treinador. Temos uma equipa técnica, composta por membros responsáveis por diferentes tarefas. Preparação física, treino de guarda-redes, observação, e até conselheiros para a imprensa, são algumas das funções dos membros de uma equipa técnica.

O treinador, principalmente em equipas que disputam grandes competições e que dispõe de vários recursos humanos à sua volta, não só deve ser capaz de orientar os jogadores, como se lhe exige que seja capaz de orientar toda a equipa técnica que o envolve. Não basta treinar, é também preciso orientar jogadores e equipa técnica.


Continuando, notamos que existe uma área que tem crescido imenso nos últimos anis: a área da observação. Os maiores clubes dispõe já de um departamento de observação, responsável pela análise dos adversários e pela busca de talentos. Quem está por dentro do futebol sabe o quanto é importante e o quanto é necessário ter um departamento de observação ao serviço do clube. Agora, dentro dessa realidade, tem surgido uma nova função: o analista de desempenho.


1. O que é um analista de desempenho?


Colocando de parte as palavras difíceis, o analista de desempenho no futebol é o membro da equipa técnica ou do departamento de observação responsável pela análise da própria equipa. À semelhança de um observador técnico que observa os adversários, o analista de desempenho observa a própria equipa, com tarefas variadas.


2. Quais as caraterísticas necessárias para ser um analista de desempenho de sucesso?


O perfeito seria ser bom em tudo, mas o ideal é sermos bons naquilo que nos é proposto fazer. Um analista de desempenho, à semelhança do observador técnico, deve ter excelente leitura de jogo, ser bastante paciente para conseguir alcançar a análise que lhe compete, e ser capaz de se manter concentrado por longos períodos de tempo. A capacidade do mesmo indivíduo em lidar com tecnologias de informação, como programas destinados à análise desportiva, é outra caraterística que podemos relacionar aos analistas de desempenho.


Organização é mais uma das capacidades que podemos ter em conta quando procuramos um analista de desempenho. Nem todas as pessoas são capazes de lidar com a realidade da mesma forma. Por melhor que seja a capacidade em analisar um jogo, a capacidade de processar toda a informação é igualmente importante. Apesar do analista fazer a análise a jogos de futebol, tal e qual como faz um observador técnico às equipas adversárias, os relatórios são diferentes. O primeiro procura descobrir o nível exato das capacidades da equipa e o segundo tenta descobrir como joga o adversário, como o explorar e como anular os seus processos.



3. Quais os aspetos que devem ser observados pelo analista de desempenho?


Um treinador deve desenvolver os índices físicos, técnicos, táticos e psicológicos dos seus jogadores. O analista de desempenho deve estudar exatamente os mesmos índices, pois todos eles influenciam no desempenho do jogador.


4. Quais são os cuidados a ter com o tratamento da informação?


À semelhança do observador técnico, o analista de desempenho não deve analisar qualquer coisa que acontece no jogo, mas analisar aquilo que é realmente importante. Não sou adepto de um funcionário mostrar trabalho. Prefiro muito mais um funcionário cumprir o que a sua tarefa exige. Não vale a pena um analista de desempenho criar um relatório absurdo, com imensas estatísticas como quantas vezes determinado jogador colocou o pé esquerdo no chão, ou qualquer outra análise que não sirva para nada. É bem mais importante que compreenda qual é o real contexto do excerto de jogo que está a analisar e qual é a informação importante a retirar desse contexto. Se pretende analisar o desenvolvimento de determinado princípio, então analisa esse princípio ao longo do jogo invés de tudo o que acontece durante a partida. Vale a pena ter em atenção que se a informação for tratada da forma errada, pode facilmente levar o treinador ao erro, e influenciar o rendimento da equipa de forma negativa.


5. Qual é a informação analisada por um analista de desempenho?


Não será neste espaço que podemos dizer qual é exatamente a informação a ser tratada, nem nenhum curso de formação pode responder a esta pergunta. Por vezes, o analista de desempenho deve analisar o desenvolvimento de determinado princípio de jogo ao longo da época, outras vezes analisa o rendimento de determinado jogador e qual o potencial deste para o fazer jogar de forma regular. Outras vezes, a sua tarefa é comparar o rendimento da equipa antes e depois de efetuar mudanças, e descobrir qual é a melhor opção entre ambas. Tudo depende daquilo que o treinador pedir, dos contextos que sucedem, das condições de trabalho, da disponibilidade dos vários intervenientes, e por ai adiante.


6. Um treinador deve manter-se atualizado. Um analista de desempenho, também?


É fácil notar o salto que se deu no futebol nos últimos 15 anos, e certamente muitos treinadores ficaram para trás. Todos os dias surgem novos processos, novos métodos, novas tecnologias de apoio, novas filosofias. Um analista de desempenho, pelo menos na área que lhe pertence, deve manter-se o máximo atualizado quanto possível, para que seja capaz de cumprir a sua tarefa da forma mais qualitativa. Daqui a alguns anos, os princípios de hoje podem estar fora de moda, ou então podem não ser usados como hoje, porque a realidade será diferente. É tudo uma questão de tempo.


7. Habilidades sociais são importantes para um analista de desempenho?


Apresentar informação é comunicar, e comunicação são habilidades sociais. Um analista de desempenho deve ser capaz de apresentar informação compreensível e legível por quem a recebe, seja treinador ou jogadores, quando esta lhes é dirigida. Mesmo que um analista de desempenho seja capaz de atingir um nível fenomenal na análise, utilizar linguagem difícil apenas para mostrar que sabe, não é uma ajuda, mas uma pedra no sapato. Isto porque quem recebe a informação pode não ser tão capaz de a compreender como o tal analista. Mostrar trabalho é diferente de fazer trabalho de qualidade, como já havia escrito num parágrafo mais acima.


Tendo isto em conta, sabemos que o lugar de analista de desempenho exige responsabilidade, tal como um treinador ou qualquer outro membro da equipa técnica. É uma pessoa que adiciona bastante qualidade a uma equipa técnica, apesar que não faça sentido para muitos, ter uma pessoa a “espiar a própria equipa”. Será justo atribuir total responsabilidade a um treinador? Sim, se este for capaz de fazer todo o trabalho, tal como treinar, espiar os adversários e analisar a própria equipa, como se fosse capaz de fazer tudo ao mesmo tempo

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn